thumb enconprefeitos

Confederação dos Municípios quer aumentar em 2% repasse do FPM

Diálogo Municipalista aconteceu nesta quinta em Rio Branco

Apenas 10 dos 22  prefeitos do Acre foram saber como vão poder melhorar a gestão em um encontro com os técnicos da Confederação Nacional dos Municípios, realizado nesta quinta-feira, 7, na sede da Federação do Comércio. Os temas discutidos são sempre os mesmos, de um lado os gestores reclamam de dívidas, inadimplência e queda de arrecadação, do outro a CNM apresenta algum paliativo.

O tema que mais chamou a atenção foi o detalhamento da PEC 39 que tramita no congresso nacional. A emenda a constituição quer aumentar em 2% o repasse do fundo de participação dos municípios. Os prefeitos receberiam essa bolada de uma só vez no mês de junho, assim conseguiriam sanar todas dívidas contraídas no primeiro semestre. Segundo Elene Garrido, uma das palestrantes, outra medida que está sendo trabalhada pela confederação  é conseguir ajuda dos parlamentares, para acabar com leis que retirem dinheiro dos municípios.

Os prefeitos do Acre tem um perfil bem característico: todos estão sem recursos para novas obras e investimentos. A crise é tão grande que muitos prefeitos não sabem como vão pagar o décimo terceiro salário.

Deixe uma resposta