thumb real

Congresso Nacional lembra 20 anos do plano Real

Ex-presidente Fernando Henrique esteve no evento

Elaborado a partir de 1993 por uma equipe de economistas reunida e capitaneada pelo então ministro da Fazenda, Fernando Henrique Cardoso, utilizou-se de diversos instrumentos econômicos e políticos para a redução da inflação que chegou a 46,58% ao mês em junho de 1994, quando do lançamento da nova moeda. Senadores, deputados e convidados elogiaram o programa de estabilização econômica que teve como principal objetivo o controle da superinflação que assolava o país. Na avaliação do senador Aécio Neves, a celebração da criação do Plano Real é uma forma de permitir, às novas gerações, o conhecimento do que representou para o desenvolvimento do país a iniciativa empreendida no governo Itamar Franco.

A aprovação do Plano Real no Congresso, no entanto, não foi fácil, tendo recebido à época, forte oposição. O Brasil hoje tem prestígio reconhecido internacionalmente no momento em que comemora 20 anos de baixa inflação.
Para o deputado Márcio Bittar, o Plano Real foi uma das vitórias mais importantes da história econômica do país. Ele disse que muitos dos que hoje vivem em um sistema com pouca inflação não têm ideia do que era uma conjuntura econômica de inflação de até 80% ao mês.

Deixe uma resposta