thumb Direitos-Humanos-3

Conselho entrega Prêmio Estadual de Direitos Humanos

Prefeitura da Capital aprova Plano Municipal durante fórum

O Conselho Estadual de Direitos Humanos concedeu prêmios a ex-vereadora Francisca Marinheiro e ao Mohan – Movimento de Reintegração das Pessoas com Hanseníase, pelo trabalho que apresentam às comunidades. Todos os anos o Conselho escolhe uma entidade e uma pessoa física que desenvolveram atividades nos atendimentos as classes mais carentes.

A ex-vereadora Francisca Marinheiro foi escolhida pessoa do ano por causa de uma trabalho que faz com 1.500 crianças na periferia da cidade. Com a ajuda da Igreja Católica fiscaliza como está a atividade escolar das crianças. Quando elas faltam as aulas ela vai pessoalmente até a casa do estudante para saber o que aconteceu.

O governador Tião Viana entregou o segundo prêmio para o Moham. A entidade vem crescendo a cada ano lutando por indenizações às famílias que foram separadas nas décadas de  60, 70 e 80. O Mohan luta contra a discriminação aos hansenianos.

O governador Tião Viana disse que a premiação é uma forma de incentivar as entidades a atuar mais intensamente com as classes que precisam de ajuda.

Fórum e Plano Municipal

O Plano Municipal de Direitos Humanos de Rio Branco foi votado e aprovado nesta sexta-feira, 6, em fórum realizado no auditório da secretaria Estadual de Fazenda e será lançado em março do próximo ano. O Plano tem 11 propostas do eixo Interação Democrática entre Estado e Sociedade Civil, 13 do eixo Educação e Cultura em Direitos Humanos e 7 do eixo Universalização dos Direitos em um Contexto de Desigualdades.            

Depois de sistematizado o conteúdo do encontro, o documento será o norteador para o desenvolvimento de ações estratégicas e sistemáticas que levem a capital a alcançar a meta de ser uma cidade de plenos direitos a médio e longo prazo. 

Deixe uma resposta