061117-politica-pontemadeira-tvgazeta

Empresários e políticos vistoriam obra da Ponte do Madeira

Maior integração significa menor custo na comercialização

Um grupo de políticos e empresários acrianos saiu de Rio Branco para acompanhar como estão as obras da ponte sobre o Rio Madeira. A construção iniciou em 2014, ainda no governo de Dilma Rousseff.

A previsão de conclusão era agora em 2017, mas, devido à enchente de 2014, os serviços atrasaram. Atualmente, a parte da lage concluída é de 535m. O que mais atrasava o serviço era a construção das colunas.

Algumas delas ficam até 10 metros de altura para fora da água. A coluna do meio foi a que deu mais trabalho. Nessa parte do rio, foi preciso chegar a 30 metros de profundidade até encontrar a rocha para ser perfurada. A parte de concretagem está sendo finalizada.

Passada essa etapa de fundação, mais demorada, o serviço fica mais tranquilo.

A responsabilidade da obra é do Dnit de Rondônia, mas ninguém fala sobre o assunto. Diante disso, o Dnit do Acre também acompanha a execução.

A ponte terá 1084 metros de área construída. Se for contado com os acessos de um lado a outro da BR, que será desviada são 3,8 Km de extensão. De largura são 14,4m, que compreende pista dupla, acostamento, e passagem para pedestre.

Já foram investidos 86 milhões de reais. Os recursos estão garantidos até o início do ano que vem. O senador Gladson Cameli (PP/AC) está em conversas com a superintendência Nacional do Dnit para assegurar que o projeto não pare.

Para os empresários, ver essa ponte sendo erguida representa mais integração do Acre com o restante do país.
Além de possibilitar uma possível redução no preço dos produtos vendidos no Estado, já que o tempo de viagem será menor, também proporciona maior possibilidade de integração com países como Peru e Bolívia.

Por enquanto, somente o lado de Rondônia está mais avançado. Até que o nível das águas do Madeira aumente nessa época de inverno amazônico, a obra segue em ritmo acelerado. A parte fora d’água é menos complexa e tem expectativa de um trabalho mais rápido.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*