Entenda o que é a COP26, que começa neste domingo, na Escócia

26ª Conferência das Nações Unidas vai discutir ações para diminuir as emissões mundiais de carbono

Começa neste domingo (31) em Glasgow, na Escócia, a 26ª edição da Conferência das Nações Unidas para Mudança Climática, a COP26. O encontro, que vai até o dia 12 de novembro, reúne líderes mundiais em mais de 50 eventos sobre finanças, energia, juventude, transportes, entre outros temas, sempre com o foco em meio ambiente.

Nesta edição, os líderes mundiais vão avaliar o que foi feito desde o Acordo de Paris, marco nas negociações sobre o clima. O documento foi assinado por quase 200 países, na COP21, em 2015, com o objetivo de evitar uma mudança climática catastrófica no planeta. A comunidade internacional espera agora uma atualização dos compromissos.

A ONU tem quatro grandes objetivos para o evento deste ano. O primeiro deles é que os países se comprometam a reduzir drasticamente a emissão de gases nocivos à Terra até 2030. As Nações Unidas também buscam propor que os países se adaptem para proteger comunidades e habitats, trabalhando em conjunto. Para atingir esses objetivos, a ONU estima que os países devem mobilizar ao menos 100 bilhões de dólares anualmente até 2030 para a luta contra as consequências do efeito estufa.

Ministro do Meio Ambiente vai representar comitiva brasileira

Com a ausência do presidente Jair Bolsonaro nesta edição da conferência, criticado pela política ambiental que vem adotando, a delegação brasileira será liderada pelo ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite. O ministro afirmou no último dia 21 que, durante a conferência, vai buscar fazer com que o uso do etanol como fonte de bioenergia ganhe adesão em escala mundial. Leite afirmou que vai promover o setor, buscando “maior ambição financeira” no incentivo ao produto, na COP26.

Deixe uma resposta