thumb taumainaugura

Escritório do DNPM é instalado no Acre

Deputado Taumaturgo Lima ressalta importância

Devido ao empenho político do governador Tião Viana e do deputado federal Taumaturgo Lima (PT-AC), o Acre conta agora com a representação do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM). O espaço, com amplas acomodações, funciona na Secretaria de Articulação Institucional (SAI), no centro de Rio Branco, para atender as empresas que trabalham com extração de produtos minerais como areia, argila e água mineral e com a finalidade de evitar que todos os processos minerários sejam resolvidos em Rondônia, como ocorria em passado recente.

“Este é um momento de vitória para o setor da matéria-prima da construção civil. Temos no Acre uma situação peculiar: muitas vezes, a areia vem do Amazonas, a brita de Rondônia. A logística da construção civil é um desafio para as empresas. Vamos trabalhar para fazer um inventário mineral do estado, o que pode ser libertador para o Acre”, disse o governador Tião Viana durante a solenidade que contou com a presença do diretor-geral Sérgio Dâmaso e do assessor do DNPM, Paulo Brandão.

“O Peru, Rondônia e Amazonas, que estão ao lado do Acre, são ricos em minerais. Será realmente que o Acre não tem minérios? Isso é algo que um inventário pode mostrar. O projeto aqui é protocolar e analisar as demandas aqui, sem a necessidade de enviar nada a Rondônia, como acontecia”, disse Dâmaso.

O deputado Taumaturgo Lima lembrou que desde seu mandato de senador, Tião Viana vinha lutando pela implantação do departamento no Acre, que era o único Estado da Federação que não tinha uma representação do órgão. “O Acre, assim como toda a Amazônia, tem um solo riquíssimo. Com a vinda do DNPM é o momento de termos um apoio maior para fazer as pesquisas e dar mais condições aos empresários que já desenvolvem atividades ligadas à exploração dos recursos naturais” – afirmou Taumaturgo.

Deixe uma resposta