021216-politica-tiaoviana-tvgazeta

Estado garante que vai conseguir vacina contra dengue

Promessa foi feita pelo governador Tião Viana

Com o aumento do índice de infestação do Aedes aegypt e o crescimento dos casos de dengue em 2016, o Governo do Estado, em a parceria da Prefeitura de Rio Branco, começa um mutirão. A meta é entrar em todas as ruas para alertar os moradores sobre os riscos de se manter água parada.

Durante a solenidade de lançamento do mutirão no mercado do bairro Seis de Agosto, o governador Tião Viana anunciou que o Estado vai conseguir a vacina contra a dengue. Ela protege contra os quatro tipos de dengue existentes.

A eficácia para população acima de 9 anos é de 66% e reduz os casos graves com a dengue hemorrágica. “Estamos fazendo um esforço para conseguir as vacinas. O problema é o custo, mas vamos fazer um grande esforço para ter esse medicamento”, garantiu.

A preocupação do governo quanto a dengue é visível e urgente. O índice de infestação do Aedes aegypt em Rio Branco está 5 vezes maior que o recomendado pela Organização Mundial de Saúde.

A cada 100 residências 5,46% tem a presença do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunia. Está alto também o número de notificações da dengue. Esse ano a cada 100 existe a média de 13 casos de dengue confirmados.

No ano passado foram confirmados pela secretaria de saúde 409 casos em Rio Branco. Ainda nem fechou 2016 e já são 558 casos, 37% a mais que 2015.

Os números batem com um levantamento da controladoria geral da união onde denuncia que o Governo do Estado deixou de investir os recursos necessários no combate ao Aedes aegypt.

Por isso, os números da dengue cresceram. O secretário de Estado de Saúde, Jemil Júnior, disse que a partir de agora serão locados todos os recursos para evitar um surto da doença, como aconteceu em 2010, onde 32 mil pessoas foram infectadas pelo mosquito. “Esse ano todos os recursos serão aplicados corretamente assim como nossa previsão para 2017”, explicou.

O Governo do Estado em parceria com a secretaria de Saúde de Rio Branco vai começar um mutirão pelos bairros da cidade. Os grupos e agentes vão percorrer todas as ruas alertando os moradores para evitar água parada. O bairro Seis de Agosto foi o escolhido para o lançamento por ser um dos locais com maiores índices de infestação do mosquito transmissor.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*