flanapresborracha

Flaviano articula votação da PEC dos seringueiros

Matéria dá aos soldados da borracha os mesmos direitos dos

ex-combatentes da II Guerra.

O deputado Flaviano Melo(PMDB), juntamente com os deputados Márcio Bittar(PSDB) e Antonia Lúcia(PSC), esteve nesta terça-feira(9), em Brasília, com o presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves(PMDB/RN). Em pauta, a colocação em votação da Proposta de Emenda Constitucional(PEC) n°556/2002. A matéria assegura aos soldados da borracha os mesmos direitos concedidos aos  ex-combatentes da II Guerra Mundial. ”É uma questão de justiça”, disse o deputado.

Flaviano lembrou que  foi o  ex-senador Nabor Júnior que criou, durante a Constituinte, a figura do “soldado da borracha”. Os líderes dos soldados da borracha já recorreram, inclusive, à própria Comissão Interamericana de Direitos Humanos , nos EUA, para que interviesse junto ao governo brasileiro a fim de garantir a equiparação da categoria aos pracinhas que combateram na Itália. Segundo Flaviano, o presidente da Câmara dos Deputados  afirmou que é favorável ao projeto e disse que vai entrar em contanto com o líder Arlindo Chinaglia (PT/SP), para se certificar da posição do Governo.

A equiparação, de acordo com o parlamentar, é um reconhecimento mais que merecido  para homens que se embrenharam na floresta numa época tão adversa a fim de contribuir para a vitória das tropas aliadas, ”ainda que não estivessem no campo de batalha”. Flaviano garantiu que vai  continuar articulando para a aprovação da PEC dos Soldados da Borracha, ”já que é um projeto que interessa milhares de famílias acreanas”. A PEC  556/2002 está pronta para a pauta no plenário da Câmara dos Deputados.

Deixe uma resposta