Thumb FlavCasapropria

Flaviano defende flexibilização no financiamento da casa própria

Projeto facilita compra de imóvel em caso de separação

O deputado Flaviano Melo(PMDB) deu parecer favorável ao projeto 5.515/13, de autoria da deputada Iracema Portela(PP/PI). A matéria autoriza o financiamento pelo Programa Minha Casa Minha Vida(MCMV) para a compra, pela mulher ou companheira, da parte do outro cônjuge ou companheiro em caso de separação conjugal.

O próprio projeto ressalta que se o objetivo principal do programa Minha Casa Minha Vida é facilitar a aquisição de moradia, não se justifica que um dos cônjuges não possa obter facilidades para a compra da parte do outro, em caso de separação. A matéria enfatiza, no entanto, que a possibilidade de financiamento de  compra só se concretiza quando o imóvel mencionado for o único do casal separado.

Em seu relatório, o deputado Flaviano Melo lembra ainda que já existe na legislação em vigor a proteção à mulher que permanecer residindo no imóvel onde a moradia do casal era comum. Neste caso, desde que o outro cônjuge ou ex-companheiro tenha abandonado o lar e que o imóvel seja urbano de área não superior a 250 metros quadrados. Para o deputado, a possibilidade de financiamento ao cônjuge que permanecer no imóvel, ?é uma questão de bom senso e justiça, sobretudo porque a mulher,em geral, fica com os filhos?. O projeto, que se encontra na Comissão de Desenvolvimento Urbano(CDU), vai à votação no plenário da Comissão.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*