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Fórum de Governadores é marcado por apagão de internet

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O 16º Fórum de Governadores da Amazônia Legal, realizado pela primeira vez em Rio Branco, foi marcado pelos contratempos do apagão de internet e de telefonia. Desde o início da noite de ontem (26), o problema ocorre na Capital.

A divulgação sobre o que se discutiu nas câmaras temáticas de Turismo, Segurança Pública, Meio Ambiente e Comunicação acabou comprometida no início do evento. Justamente no que se refere à estrutura de internet, a secretária de Estado de Comunicação, Andréa Zílio, tomou cuidado especial. Mas, não adiantou. As operadoras de telefonia e internet informaram que um problema na fibra ótica que atende todo o Acre ocasionou o apagão.

No final da tarde desta quinta-feira, está prevista a leitura das “Cartas das Câmaras Temáticas”.

O Procon divulgou uma nota a respeito do problema.

APAGÃO TELEFONIA E INTERNET NO ACRE

Consumidores do Acre ficaram sem a prestação dos serviços de telefonia fixa, móvel e internet desde ontem, 25. Até o momento nenhuma operadora prestou esclarecimentos detalhados sobre o que aconteceu.

O Procon/Acre irá notificar as empresas pedindo esclarecimentos sobre o ocorrido e a partir disso proceder com abertura de processo administrativo, é importante destacar a responsabilidade que outros órgãos possuem nesse processo, principalmente da Anatel, onde os consumidores também devem fazer denúncias. MP, MPF e a bancada federal que representa o Acre na Câmara dos Deputados e no Senado, devem também somar forças na cobrança de melhorias efetivas na prestação desse serviço essencial, já que o Acre é constantemente afetado por esses apagões que geram grandes prejuízos aos consumidores, aos fornecedores e às relações comerciais.

O Procon cumpre o seu papel no que lhe compete, mas esse é um problema que necessita de muitos órgãos envolvidos para buscar efetiva solução.

Aos consumidores, cabe a reparação pelos prejuízos, inclusive com abatimento proporcional nas contas, pelo período que o serviço esteve fora do ar. Procurem o Procon/Acre, na Oca, para formalizar as reclamações nesse sentido, as empresas são obrigados a fazer o abatimento. Ou usem o site www.consumidor.gov.br

Diego Rodrigues

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