thumb tiao1

Frente Popular lança Tião Viana como pré-candidato à reeleição

Dirigentes dos 14 partidos que integram a FPA declararam apoio

O evento foi marcado para as 11 horas, no auditório da Fecomércio, mas começou depois do meio dia, para evitar que secretários e auxiliares de governo deixassem seus locais de trabalho no horário do expediente.

O auditório ficou lotado. Dirigentes dos 14 partidos que integram a Frente Popular declararam apoio a Tião Viana, renovando o compromisso de disputar mais uma eleição no ano que vem, fazendo parte do grupo político que em 2014 encerra o 4o mandato consecutivo no comando do estado.

“ Agora não sai mais do PT, sai dos partidos da Frente Popular esse convite para o nosso governador colocar o nome mais uma vez a disposição para a reeleição, para continuar cuidando do nosso estado”, declara o deputado Ney Amorim (PT).

O líder do governo na ALEAC e presidente regional do PEN, deputado Astério Moreira diz que “ nós temos 6 deputados, mais de 300 filiados, e entendemos que Tião Viana é o melhor para continuar governando o Acre, então nós estamos apoiando”.

Alguns partidos ainda discutem no âmbito interno como vão se posicionar ano que vem em relação as candidaturas no plano nacional. É o caso do PSB, que poderá ter candidato próprio a presidência da república, mesmo assim, no Acre o apoio a Tião Viana está garantido.

“ Somos fundadores da frente popular e temos o compromisso de apoiar nosso companheiro Tião Viana a reeleição, e também o nosso companheiro Eduardo Campos a presidente da república”, afirma Gabriel Maia, presidente regional do PSB.

Além do apoio a Tião Viana que é um compromisso de todos, alguns dirigentes partidários também falaram sobre a escolha de um nome para disputar o senado com o apoio da Frente Popular. O PCdoB já colocou o nome de Perpétua Almeida, e o PT o nome de Aníbal Diniz.

“Nós temos um consenso entre PCdoB e PT, que é a reeleição do governador Tião Viana, e vamos construir o segundo grande consenso, que é a candidatura ou do Aníbal ou da Perpétua”, afirma o deputado Moisés Diniz, presidente regional do PCdoB.

Como o senador Aníbal Diniz não participou do evento desta segunda-feira, a rival deputada federal Perpétua Almeida, que quer disputar o senado com o apoio da Frente Popular, já falava como a escolhida.   “ Se Deus quiser jajá fechamos um grande momento da Frente Popular que é uma chapa Dilma presidenta,Tião governador e Perpétua senadora, é essa aliança que estamos buscando”

Sobre a vaga de senador na chapa majoritária, a direção do Partido dos Trabalhadores, que antes se mostrava radical na defesa do nome de Aníbal, já fala em consenso dos partidos nessa escolha.“ Nós estamos fazendo as conversas internas e tenho certeza que vamos encontrar a saída, a alternativa, para que nós tenhamos apenas uma candidatura”, declara Ermício Senal presidente regional do PT.

A declaração de apoio dos partidos da FPA a reeleição de Tião Viana acontece logo após a divulgação, na última sexta-feira, de uma pesquisa nacional onde ele aparece como o 3º governador melhor avaliado do país. Esse apoio dos partidos a reeleição dele é também uma forma das legendas pegarem ´carona´ na popularidade do governador.

O governador Tião Viana, o último a chegar para o encontro das lideranças partidárias nesta sexta-feira, foi bastante cumprimentado, e manteve a postura diplomática no discurso, exaltando os resultados alcançados por seu governo, e o desejo dos aliados de que ele permaneça mais quatro anos como chefe do Executivo.

“ Hoje os partidos se reúnem e me estendem o convite para que eu possa refletir com a minha família, com as pessoas que estão próximas a mim em todos os municípios do estado, para dizer qual é a melhor contribuição que  essa geração pode dar ao futuro do Acre”, afirma o governador.

Deixe uma resposta