260319-inss-aposentados-mudancas

Governo Federal muda regras a respeito do INSS

Prova de Vida poderá ser feita por meio eletrônico

A partir desta terça-feira (26), as regras para a prova de vida e renovação de senha de beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) mudaram. Os procedimentos podem ser realizados por meio eletrônico ou por um representante legal cadastrado no INSS ou na instituição financeira.

Desde 2012 todos os assegurados do INSS precisavam passar, obrigatoriamente, pela comprovação de vida para que não perderem os benefícios. De acordo com o governo federal, essa medida foi tomada para evitar possíveis fraudes no sistema.

Os beneficiários com setenta anos ou mais vão poder decidir se preferem realizar a prova de vida na agência bancária ou na do INSS.

Já quem tem dificuldade de locomoção ou mais de 80 anos poderá solicitar a realização da pesquisa externa, procedimento que permite a identificação do beneficiário e a realização da comprovação de vida na própria casa dele.

Para ter acesso a esses serviços, é preciso realizar um agendamento por meio do número 135.

A aposentada Arisete de Lima, que nasceu com um problema nas pernas e nos pés, tem dificuldade para caminhar. Ela é uma das seguradas que vai ser contemplada com esse novo procedimento. “Se eu ficar muito tempo em pé dói, se eu andar muito dói, tudo é difícil pra mim, eu não tenho carro. O tempo que eu antes passava em pé, horas e horas, eu posso passar deitada ou sentada.”

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*