Ato será realizado em todo o Brasil
O “Banquetaço” será um ato realizado em todo o país, nesta quarta-feira (27), pedindo a revisão da Medida Provisória 870/2019 que extingue o Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea). No Acre, o protesto acontece no calçadão do Novo Mercado Velho, das 17h às 20h.
A medida foi assinada no primeiro dia do mandato do presidente Jair Bolsonaro. Um claro aceno de que o governo federal, nos próximos quatro anos, vai priorizar a agricultura de grande escala, o agrobusiness. Isso ficou claro com o decreto.
Desde a assinatura da MP, diversas organizações passaram a questionar a extinção do Consea. “o Conselho é um dos responsáveis pelo Brasil ter saído do mapa da fome, nesse contexto a gente está se posicionando para que o novo governo volte atrás federal, porque se não tem isso em estancia nacional a tendência é que os estados fiquem órfãos da política e segurança alimentar” disse Vanda Matos, uma das organizadoras do “Banquetaço no Acre”.
A Organização pelo Direito Humano à Alimentação e à Nutrição Adequadas (Fian) reuniu, em uma petição contra a extinção do Consea, mais de 30 mil assinaturas nacionais e internacionais. Em 13 de fevereiro, a organização endereçou cópias dos documentos para as presidências da Câmara e Senado e para o Ministério da Cidadania.