thumb henriqueaf

Henrique Afonso quer um ministério para a segurança

Deputado fez a proposta em pronunciamento na Câmara

Em pronunciamento no plenário da Câmara Federal o deputado federal Henrique Afonso (PV-AC) defendeu a criação do Ministério da Segurança Pública. Segundo o parlamentar um dos maiores problemas do País é o enfrentamento a violência e a segurança pública, e a criação desse ministério seria uma forma de auxiliar os estados e municípios que hoje enfrentam sozinhos a violência.

Com a aprovação da PEC 300/08, seria possível contribuir para amenizar o problema da segurança, observa o deputado. “Eu acredito que não devemos nunca deixar de sonhar com um país que possa ser referencia de paz. E isso é plenamente possível. Nós somos um país de diversidades de diferenças, mas com boa harmonia, disse.

Atualmente, a União não destina recursos consideráveis do Tesouro Nacional para o enfretamento ao crime e ao combate as drogas. O que deixa estados e municípios sozinhos na elaboração de políticas publicas para o enfretamento do problema.

Segundo o IPEA, estima-se que os gastos com segurança e com a violência no Brasil girem em torno de R$ 200 bilhões a cada ano para suprir os custos exigidos ao país pela escalada da criminalidade. Algo em torno de 5% de toda a riqueza gerada internamente.

Henrique Afonso reconhece que o país vive crises estruturais na área econômica, social, política, ética, cultural e de valores. E diante dessas crises “ é necessário um reencontro com a utopia, que leva os agentes da sociedade a não parar de lutar” destacou.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*