thumb Reunião-com-os-prefeito--01

Marcus e Tião debatem com prefeitos a cheia do Madeira

Governador destaca “que o momento é de união”

Na manhã desta sexta-feira, 28, o governador Tião Viana e o prefeito Marcus Alexandre se reuniram com os prefeitos do interior na sala de reuniões do escritório de governo para debater a situação de emergência em que vive o Estado e os municípios com a cheia do rio Madeira.

O governador Tião Viana explicou aos prefeitos as medidas que foram adotadas para evitar o desabastecimento de alimentos, combustíveis e medicamentos e a antecipação de medidas que amenizaram as consequências causadas por este que já é o maior fenômeno natural da história de Rondônia e Acre. Entre as medidas, a adoção de vias alternativas para a chegada dos transportes.

Entre os transportes alternativos adotados pelo governo do Estado estão as balsas que vem do Juruá e também pelo rio Acre, além dos voos da Força Aérea Brasileira (FAB), que contribuem com parte do abastecimento da nossa cidade e também de outros municípios.

Tião Viana fez questão de frisar que o momento é de união de esforços e destacou a política do governo em pavimentar a BR 364, sentido Rio Branco/Cruzeiro do Sul, fato que tem garantido parte do abastecimento da capital e também de diversos municípios do Vale do Acre.

“Nenhum programa do governo foi e nem será interrompido em decorrência da crise que estamos enfrentando neste momento por conta da cheia do rio Madeira”, afirmou o governador.

Também foram discutidos com os gestores ações para evitar que as prefeituras do interior venham a sofrer ainda mais com as perdas de receitas. Depois do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) é a segunda maior fonte de receita.

O prefeito Marcus Alexandre, por sua vez, destacou a atitude do governador Tião Viana, que tem evitado maiores transtornos no que diz respeito ao abastecimento das cidades e também da nossa capital. “Não estamos enfrentando mais dificuldades porque o governador Tião Viana se antecipou e tomou providências”, afirmou.

Marcus Alexandre destacou a necessidade de união de todas as prefeituras neste momento no sentido de tranquilizar a população, já que nas próximas semanas, a tendência é que o nível do rio Madeira comece a baixar e a situação volte à normalidade.

Solidariedade e ajuda a Santa Rosa

Neste momento de situação de emergência, o prefeito Marcus Alexandre e o governador Tião Viana consideram fundamental a união de esforços e solidariedade com os municípios mais distantes.

Por isso, o governador Tião Viana determinou que uma balsa com dez mil litros de combustíveis sejam destinados ao município de Santa Rosa do Purus para que amenizar a situação dos moradores daquele município.

Deixe uma resposta