thumb cadunico

M. Thaumaturgo tem todas as famílias incluídas no CadÚnico

Município é o primeiro do Acre a alcançar 100% do cadastro

Marechal Thaumaturgo é o primeiro município acreano a ter todas as famílias incluídas no Cadastro Único para Programas Sociais, o CadÚnico. Ainda neste, os técnicos querem estar com 100% dessas pessoas recebendo o programa Bolsa Família, o que, segundo eles, elevaria o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). “Estamos felizes porque estamos levando cidadania para aqueles mais necessitados”, declarou a secretária de Assistência Social do Município, Maria Rosineide Lima Bezerra.  

O cadastro funciona como um instrumento de identificação e caracterização socioeconômica das famílias brasileiras de baixa renda. É utilizado, obrigatoriamente, para a seleção de beneficiários e para integração de programas sociais. O cadastramento é executado pelos municípios por meio da coleta de dados das famílias de baixa renda.

O CadÚnico é constituído por sua base de dados, instrumentos, procedimentos e sistemas eletrônicos. Sua base de informações pode ser usada pelos governos municipal, estadual e federal para obter o diagnóstico socioeconômico das famílias cadastradas. Dessa forma, o CadÚnico possibilita a análise das principais necessidades das famílias e auxilia o poder público na formulação e gestão de políticas voltadas a esse segmento da população.

Os cadastros são processados pelo agente operador do cadastro único, a  CAIXA, que é responsável por atribuir a cada pessoa da família cadastrada um número de identificação social (NIS) de caráter único, pessoal e intransferível. Por meio do NIS, os executores poderão localizar as pessoas cadastradas, atualizar dados do cadastro, verificar a situação do benefício, caso exista, e realizar as ações de gestão de benefícios.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*