171017-politica-cesarmessias-tvgazeta

Parlamentar denuncia impasse sobre verbas para Funai

Cesar Messias: “Eles não mostram interesse”

Deputado federal do Acre denuncia que já tentou, por dois anos consecutivos, repassar recursos de emendas individuais para a Funai (Fundação Nacional do Índio), e não consegue. E disparou: “Eles não mostram nenhum interesse em pegar os recursos, parecem que não gostam de trabalhar”.

A frase foi do deputado César Messias e foi revelada durante uma reunião entre lideranças indígenas, educadores e o governador Tião Viana.

De acordo com o parlamentar, foram duas tentativas e esse ano seriam R$ 500 mil para construção e reforma de centros culturais indígenas, mas, segundo César Messias, teve que repassar o recurso para outra entidade.

A coordenadora da Funai Rio Branco, Maria Evanizia do Nascimento, disse que desconhece o interesse do deputado em ajudar os índios e alegou que a Funai Brasília sempre esteve aberta a recursos de emendas individuais.

Para a coordenadora, a fonte de recursos para as coordenações nos estados é a direção geral em Brasília, mas a Funai no Distrito Federal está sempre aberta a receber recursos e citou o trabalho da coordenação de ações da frente de proteção aos índios isolados que só está em pleno funcionamento graças a emenda individual de um deputado que nem é do Acre.

“Estamos trabalhando no vermelho, o recurso que temos não dá para todo o planejamento desse ano, como seria possível a Funai deixar de receber recursos, principalmente de emendas individuais que vem garantindo a execução de projetos e programas importantes”, disse.

Além da coordenação em rio Branco existe a coordenação do Juruá e agora a dos índios isolados. Em todas estão faltando recursos para ajudar os indígenas na produção das aldeias e na proteção e fiscalização das terras indígenas.

Para a coordenadora ficou a dúvida se realmente o deputado César Messias chegou a oferecer esse recursos a Funai, com o caixa tão vazio, ninguém diria não a dinheiro.

 

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*