thumb eduardo080812

Parlamentar elogia audiência publica que tratou sobre saúde

Eduardo Farias ressaltou o sucesso e importância da realização da ação

O presidente da Comissão de Saúde Pública e Assistência Social da Aleac, deputado Eduardo Farias (PC do B) ressaltou, em discurso na tribuna da Aleac, nesta quarta-feira, o sucesso e importância da realização da 3ª Audiência Pública que tratou sobre as “Ações e Investimentos na Saúde Pública do Acre- Relatório Quadrimestral”, referente à última do exercício de 2013.

O parlamentar explicou que o evento conclui a prestação de contas das ações executadas pela Secretaria Estadual de Saúde durante todo o ano passado. “A realização de audiência pública para a participação de toda a sociedade é uma exigência legal do Ministério da Saúde para que o usuário possa interagir com o poder público dando diretrizes para a aplicação dos recursos do SUS”, explicou Eduardo Farias.

Como aconteceu nas duas audiências anteriores, o relatório foi divulgado pela própria secretária estadual de Saúde, Suely Melo, com a participação da secretária municipal de Saúde de Rio Branco e presidente do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Acre, Alexandrina Chaves; do presidente do Conselho Estadual de Saúde, Elenilson Souza e do deputado Chagas Romão (PMDB) membro da Comissão de Saúde da Aleac.

De acordo com Farias, a secretária Suely Melo, durante a audiência, apresentou dados minuciosos sobre o avanço da saúde pública no Acre durante os três primeiros anos da administração do governador Tião Viana.

Dentre as várias realizações durante o último quadrimestre de 2013, Eduardo Farias destacou os investimentos na área de reabilitação física e os avanços no leque de tratamentos especializados.

Segundo o deputado, o Acre dobrou sua capacidade de atendimentos de média e alta complexidade, o que pode ser medido pelo volume de repasses dos recursos do SUS, que saltaram de R$ 7 milhões em 2011 para R$ 14 milhões no ano passado.

Deixe uma resposta