thumb granja-1

Perpétua quer empresa acreana exportando ovos para a China

Granja, situada na BR-317, já tem pedidos da Bolívia e Peru

A deputada federal Perpétua Almeida (PCdoB),  articula em Brasília, uma visita dos técnicos do Ministério da Agricultura à Granja Carijó, localizada na BR-317, entre Rio Branco e Boca do Acre.

Com 105 mil aves, a Carijó produz 90 mil ovos por dia e é responsável pelo abastecimento de 53% do mercado acreano e de 6 municípios do Amazonas.

Representantes da embaixada chinesa estiveram no Acre em janeiro do corrente, atendendo a um convite de Perpétua, e manifestaram intenção de importar produtos como açaí e castanha. As conversas que se sucederam levou os chineses a procurarem também ovos em pó, para o enriquecimento da dieta alimentar e para o uso em receitas industriais. O ovo em pó  tem um prazo de validade de 6 meses, podendo ser transportado por longas distâncias, ao contrário do ovo in natura que tem uma durabilidade de apenas 21 dias.

Diogo Helosman, responsável pela empresa, explica que a atividade que vem sendo desenvolvida em Rio Branco há 3 anos, gera 50 empregos diretos e 600 indiretos. ” Quando começamos, precisávamos comprar tudo de fora, atualmente todo o milho é comprado de produtores locais que já se preparam para nos fornecer todo o farelo de soja, a partir do ano que vem”, disse Diogo.

A empresa que já tem pedidos da Bolívia e Peru,foi visitada na manhã desta segunda-feira (17), pela deputada Perpétua Almeida.

“Estou agendando uma conversa com o ministro da Agricultura, para que os representantes venham o mais rápido possível, para dar o certificado de SIF (Serviço de Inspeção Federal), para que a produção do ovo em pó possa iniciar, aumentando nossas exportações. O governador Tião Viana também está animado com essa possibilidade. Isso é uma resposta aos que dizem que o Acre não produz nada. Temos que ajudar. essa é nossa função. Afinal, são mais de 650 famílias que sobrevivem desse empreendimento, que pode aumentar e ajudar a melhorar a vida do nosso povo”, explicou Perpétua.

Deixe uma resposta