150617-politica-joseaugustogovernador-agenciadenoticiasdoacre

Por que é feriado no Acre hoje?

Primeiro governador constitucional, José Augusto

O dia 15 de junho de 1962 foi uma data histórica para o Acre. Foi nessa data que passou a vigorar a lei 4.070, de autoria do senador José Guiomard Santos, o maior nome do Movimento Autonomista. A data marca a emancipação do então Território Federal do Acre à condição de Estado do Acre.

É a conclusão do processo, efetivada com a assinatura da lei pelo então governo parlamentarista de João Goulart, que é lembrada na fata de hoje.

A sequência de fatos históricos é traumática para o Acre. A chegada do PTB ao Governo do Acre, com a vitória do primeiro governador constitucional eleito, José Augusto, foi um marco. O problema foi que o governador foi deposto pelo Golpe de 1964, uma ruptura traumática para um povo que, democraticamente, começou a fazer as próprias escolhas.

Condecorações

Na tarde desta quinta-feira, o governador Tião Viana homenageia pessoas e instituições com a outorga de medalhas a 18 pessoas e instituições com a concessão da Ordem da Estrela do Acre, em cinco categorias: Grau Grã-Cruz, que será atribuído ao primeiro governador eleito do Acre, José Augusto de Araújo (em memória), Grau Grande Oficial, Grau Comendador, Grau Oficial e Grau Cavaleiro. 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*