221216-politica-servicospublicosonline-divulgacao

Portal do Cidadão: serviços públicos pelos “clicks”

77 serviços disponíveis para todos que têm internet

A Prefeitura lançou o Portal do Cidadão. O projeto, que está funcionando em fase piloto, garante o acesso a 22 serviços e 55 subserviços que antes eram possíveis de realizar apenas nos Centros de Atendimento ao Cidadão (CAC).

“O portal está disponível no site da prefeitura. Lá tem um link que você vai entrar e conseguir acessar 22 serviços que vão estar disponíveis ao cidadão, que antes só estavam disponíveis nos CACS. Então tudo já está disponível no portal”, explicou o Diretor de Tecnologia da Informação da Prefeitura, Pablo Mendes.

A ideia, de acordo com Mendes, é agilizar a prestação de serviço. “A gente espera muito que daqui pra frente as pessoas comecem a utilizar bastante o portal diminuindo assim a procura nos centros”.

Ele explica ainda o que o cidadão deve fazer para ter acesso aos serviços. “Ela vai acessar fazer o cadastro, caso a pessoa tente cadastrar suas senhas e não consiga o sistema vai informar e a pessoa terá que se dirigir até um CAC levar documento com foto e comprovante de endereço”.

Dentre os serviços disponíveis nesta 1ª fase estão: Impressão de IPTU; Taxas da prefeitura; Consulta e emissão de alvarás; Consulta e emissão de notas fiscais, entre outros.

Na 2ª fase do Portal do Cidadão, deverão ser agregados novos serviços como solicitações de retirada de entulho, poda de árvore, solicitação de iluminação pública, 2ª via do Cartão de Estacionamento para idosos e pessoas com deficiência, e para aquelas pessoas que são servidores da Prefeitura, estarão disponíveis os serviços de: emissão de holerites, consulta e programação de férias, emissão de comprovante de rendimentos, consulta ao tempo de serviço, entre outros.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*