111017-cotidiano-madeira-tvgazeta

Portaria garante liberação manual de DOF

Assinatura aconteceu entre Ibama e Imac

Ibama e Imac realizaram a assinatura de uma portaria interinstitucional que estabelece procedimentos técnicos e administrativos auxiliares ao Sistema do Documento de Origem Florestal (DOF). A solenidade foi realizada no auditório da Fieac e contou com a presença dos presidentes de sindicatos ligados à indústria madeireira do Estado.

Os empresários da área sofreram no primeiro semestre deste ano com a oscilação no sistema nacional que emite o DOF, documento necessário para a comercialização de madeira em todo o país. “Nós das indústrias não podemos esperar. A gente aprova o manejo com toda dificuldade, com toda boa vontade do estado e do Ibama, mas a gente não consegue vender o produto, porque é ilegal sem o DOF”, disse a presidente do Sindusmad (Sindicato das Indústrias Madeireiras do Estado do Acre), Adelaide de Fátima Oliveira.

Com a portaria assinada hoje as empresas poderão liberar manualmente o DOF, caso o sistema nacional apresente algum problema, como explica o superintendente do Ibama no Acre, Carlos Gadelha, “essa é uma solução emergencial para no caso do sistema DOF sair do ar, com aconteceu várias vezes esse ano, não acarretar prejuízos ao setor madeireiro.”

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*