220218-cotidiano-prazo-inss prorrogado

Dependentes do INSS tem prazo adiado para comprovar vida

Quem não comprovar pode ter beneficio cancelado

Foi prorrogado o prazo para aposentados e pensionistas do INSS declararem que ainda estão vivos, junto aos bancos em que recebem seus benefícios. Os beneficiários têm até o dia 28 deste mês para fazer a comprovação.

O prazo inicial para comprovação de vida dos segurados do INSS era inicialmente até 31 de dezembro de 2017, mas foi prorrogado para o dia 28 de fevereiro, próxima quarta-feira.

Quem não atender ao chamamento no prazo pode ter o pagamento bloqueado. “É um instrumento utilizado pra que a gente possa detectar possíveis benefícios que estão sendo pagos indevidamente” explica o gerente executivo INSS do Acre, Elias Evangelista.

A comprovação de vida, convocada pelos bancos acontece anualmente. Para fazê-la o aposentado ou pensionista precisa ir à agência bancária onde recebe o benefício e apresentar documento oficial com foto. O atendimento também pode ser feito em alguns bancos, nos terminais de autoatendimento, por reconhecimento biométrico.

Se o segurado não puder ir, a comprovação de vida pode ser feita por um procurador devidamente registrado no INSS. “Caso não exista procurador ainda constituído e a pessoa esteja impossibilitada de comparecer a rede bancária, uma pessoa, um procurador pode se habilitar, comparecendo a agência da previdência, apresentando atestado médico e juntamente com uma procuração ele pode se capacitar para junto ao banco ele possa fazer a comprovação de vida do segurado”, completa Evangelista.

No Acre, o INSS tem em seus bancos de dados o registro de 110 mil beneficiários e destes 6.700 ainda não fizeram a comprovação.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*