150119-politica-prefeita-plano

Prefeita lança Plano de Contingência 2019

Plano deve entrar em ação caso ocorra enchente

A prefeita de Rio Branco Socorro Neri apresentou nessa terça-feira (15) no auditório da Associação dos Municípios do Acre, o plano de contingência para uma eventual enchente do rio Acre.

No levantamento da Defesa Civil, 75% das chuvas no Acre caem entre os meses de novembro e abril e com tanta água, acontece um fenômeno natural: a elevação do nível das águas dos rios e igarapés. Vem o que se chama na região de alagação.

Em Rio Branco o rio Acre chega a atingir, quando alcança mais de 17 metros, 53 bairros. Como o rio vem dando sinais de mais uma cheia esse ano, a prefeitura da capital mostrou hoje o plano de contingência para ajudar as famílias afetadas.

Ao todo 19 órgãos da prefeitura com ajuda das defesas Civil Nacional e Estadual se preparam para ajudar quem ficar desabrigado. O trabalho começou pela construção de boxes no parque de exposição onde são levadas as famílias que tiveram as casas invadidas.

O Corpo de Bombeiros preparou as equipes para a retirada das pessoas das áreas alagadiças. “A prefeitura já está com tudo pronto para o atendimento aos afetados pela cheia do rio Acre. Temos que estar com tudo pronto antes que o pior aconteça. Esse plano é essencial para evitar atropelos na ajuda ás famílias”, disse a prefeita.

A maior cheia do Rio Acre desde 1971 foi registrada em 2015 quando o rio alcançou 18,40mts, quando até o centro de Rio Branco foi atingido.

Além de atender as famílias desabrigadas pela cheia do rio Acre a defesa civil preparou um plano para atuar nas erosões e enxurradas.

Nos últimos 5 anos foram de cheias, algumas pequenas outras médias, mas, sempre afetaram as regiões mais baixas e a tendência é que esse ano se repita.

E as principais alagações ocorreram nos meses de fevereiro e março.

A prefeitura lançou também um aplicativo para que a população possa acompanhar a movimentação do rio Acre e das chuvas.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*