thumb AMAC foto Adonay Melo 11

Prefeitos ainda não entregaram prestação de contas de 2013

Prazo para mandar documentos ao TCE acaba dia 31 de março

Faltando apenas uma semana para o fim do prazo para a entrega das prestações de contas, nenhuma Prefeitura ou Câmara de Vereadores entregou os relatórios da arrecadação e dos gastos do ano passado.

Os prefeitos e presidentes de mesa diretora têm até o da 31 de março, a próxima segunda-feira, para enviar os documentos para o Tribunal de Contas do Estado.

Se enviarem fora do prazo, correm o risco de uma multa, uma investigação no município e até a reprovação das contas. A direção do TCE disse que 80% dos gestores deixam para entregar os relatórios nas últimas horas, só que esse ano parece que o número de retardatários será bem maior.

Por enquanto, apenas 15 fundos municipais de Rio Branco, o Serb RBtrans, RBprev e fundação Garibaldi Brasil entregaram as prestações de contas de 2013.

Nos anos anteriores, não existe registro de que algum prefeito ou presidente de Câmara deixou de entregar a prestação de contas. Em compensação, os técnicos do TCE notaram que alguns gestores fizeram isso para respeitar o prazo. Na verdade, quando foram analisar as planilhas, notaram que faltavam vários documentos, principalmente a justificativa de gastos.

A entrega da data certa foi apenas uma tentativa de enrolar o Tribunal de Contas.

Enrolação, que, segundo o diretor da sessões do TCE, João Mendes, pode custar caro para o gestor. Os conselheiros podem pedir uma tomada de contas especial no município e deixar o prefeito ou presidente da câmara como figurante na lista da lei da ficha limpa.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*