1.200 impressões para colocar nos ônibus da capital
A ordem da prefeita Socorro Neri de economizar parece ter caído por terra depois que autorizou um pregão onde pretende gastar R$ 500 mil em propaganda nos coletivos de Rio Branco.
A prefeita parecia segura em gastar dinheiro apenas com programas e projetos essenciais para o bem da população. Anunciou uma reforma administrativa onde reduziu o número de secretarias, cargos comissionados e custos com prédios e equipamentos.
Mas quando envolve o transporte coletivo, os prefeitos de Rio Branco, nunca conseguem segurar a promessa. E Neri é mais uma da lista.
O pregão que será presencial está aberto para que as empresas possam concorrer a essa bolada. A propaganda no ônibus é aquela que fica no vidro traseiro do veículo, chamada de busdoor.
A prefeitura quer contratar 1.200 impressões durante o ano para promover programas de prevenção de acidentes.
Para quem falava em cortar gastos, a prefeitura parece seguir numa mão contrária, já que pretende apostar numa propaganda que vai trazer mais lucros para os empresários do transporte coletivo, que vão ganhar um dinheiro a mais por cada propaganda afixada no ônibus.
O diretor da RBTrans Gabriel Forncek explicou que a propaganda é custeada graças a um convênio que envolve Polícia Militar e o Detran e um convênio antigo, de 2015. “Além disso, colocamos esse valor, mas não gastamos tudo, usamos o necessário em programas de prevenção de acidentes”, alegou.
A RBTrans garante que a propaganda é necessária, vem ajudando a reduzir os acidentes na cidade.
Aquela multa que você levou por estacionar errado vira lucro para empresas de publicidade e do transporte coletivo bancado pelo poder público.
Em nota, a prefeitura explicou que o pregão que trata do busdoor tem recurso oriundo de convênios celebrados com a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito – RBTRANS, o Departamento Estadual de Trânsito – Detran-AC e a Polícia Militar do Estado do Acre para desenvolvimento e execução de programas de controle, policiamento, fiscalização e educação no trânsito.
Explicou ainda que não será utilizado recursos próprios da prefeitura, “mas conforme previsão legal, da aplicação de verba destinada a fins específicos para promoção da segurança no trânsito de Rio Branco.”
Veja nota na íntegra
NOTA DE ESCLARECIMENTO
Sobre o pregão presencial Nº 002/2019 para Registro de Preços de Serviços de impressão/produção de adesivo em vinil autocolante, criação de arte e veiculação de Busdoor para publicidade e propaganda de ações educativas de trânsito, a Prefeitura, por meio da Superintendência de Transportes e Trânsito – RBTRANS, informa que:
-Os recursos destinados à ação são oriundos do Convênio nº 01/2015 celebrado entre a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito – RBTRANS, o Departamento Estadual de Trânsito – Detran-AC e a Polícia Militar do Estado do Acre para desenvolvimento e execução de programas de controle, policiamento, fiscalização e educação no trânsito.
-O processo para realização do pregão foi iniciado em novembro de 2018.
– Conforme dispositivo legal (Lei 9.503 de 23 de setembro de 1997), os recursos oriundos de multa e penalidades pecuniárias por infrações no trânsito devem retornar ao município em forma de ações voltadas a organização e segurança no trânsito. No Acre, do total arrecadado, 40% são repassados a RBTRANS para implantação e manutenção da sinalização e outros dispositivos e equipamentos de sinalização viária, bem como, em projetos e programas de educação e fiscalização no trânsito no município.
– Em Rio Branco, tais ações vêm sendo executadas de maneira estratégica em campanhas temáticas divulgadas, oportunamente, em períodos como volta às aulas, carnaval, Semana Nacional do Trânsito e Maio Amarelo, movimento que tem como principal objetivo chamar a atenção de autoridades e da sociedade para a necessidade de um trânsito mais seguro no Brasil e no mundo.
Trata-se, portanto, não da utilização de recursos próprios da Prefeitura, mas conforme previsão legal, da aplicação de verba destinada a fins específicos para promoção da segurança no trânsito de Rio Branco.
Outrossim, a Prefeitura informa ainda, que na forma de pregão presencial para registro de preços, os serviços cotados não necessariamente serão contratados, podendo os recursos serem alocados conforme prioridades estabelecidas em lei.