040619-conferencia-idosos

Prefeitura realiza 5ª Conferência Municipal da Pessoa Idosa

Evento debate os desafios de envelhecer no século 21

Os “Desafios de envelhecer no século 21 e o papel das políticas públicas”, esse foi o tema da 5ª Conferência Municipal da Pessoa Idosa. Assuntos voltados aos direitos dos idosos em todas as áreas, como saúde, assistência social, moradia, previdência, transporte, cultura, esporte e lazer foram discutidos durante o evento.

“Nós vamos discutir tudo isso e sair daqui com articulações de melhorias para eles, para os nosso idosos”, explicou a presidente do Conselho Municipal dos direitos da Pessoa Idosa, Camila Sahid.

A aposentada Ivete Maria, 74 anos, é um exemplo de uma vida ativa. Ela concluiu recentemente o curso de artes cênicas da Ufac e virou exemplo para as pessoas da mesma idade. Por conta disso, será uma das palestrantes na conferência. “Quando eu entrei na faculdade, eu vivia doente com problema do coração, até sou operada do coração, eu tinha problema de saúde muito sério. Como eu fui fazer faculdade de artes cênica e a gente trabalha o corpo todo os dias, então acabou, não sei mais o que é dor na coluna, graças a Deus”, disse ela.

Dessa conferência, os assuntos debatidos serão levados para a conferência estadual. A prefeita da capital, Socorro Neri, relatou que o município tem desenvolvido políticas públicas para os idosos, principalmente na saúde e assistência social, mas reconheceu que ainda é preciso avançar. “Há muito mais a ser feito ainda pra que a população idosa da nossa cidade possa envelhecer com dignidade, possa envelhecer com saúde, possa envelhecer com protagonismo social importante e que merece”.

A abertura contou com o coral da policlínica Barral y Barral, composto por pessoas da melhor idade e dona Ivete aproveitou para deixar seu recado, “os idosos não devem se entregar. Continue a vida, procure algo que goste de fazer e dar continuidade a sua vida. Porque a gente precisa estar sempre desenvolvendo, tanto o nosso corpo, como a nossa mente”.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*