190117-politica-emylson-segurança

Presidente anuncia liberação de verba para segurança

Emylson Farias fala sobre reunião com Michel Temer

O Acre deve receber R$ 11 milhões para a compra de bloqueadores de celulares e tornozeleira eletrônica. Essa é a ajuda imediata que o governo federal está oferecendo aos estados para conter a crise nos presídios. Essa informação foi repassada nessa quarta-feira (18) durante reunião entre o presidente da república Michel Temer, 8 governadores e secretários de segurança de todo país.

Os estados do Norte pediram que o exército possa atuar diretamente na segurança nas áreas de fronteira. “Aqui no Acre nós não temos interesse que as forças armadas auxiliem dentro dos presídios, pode até ser que alguma eventualidade a gente precise usar os equipamentos que são necessários deles. (…) a situação que a gente vê como emergencial a necessidade de trazer as forças armadas para atuar nas fronteiras que é uma obrigação da União.” Disse o secretário de segurança do Acre, Amylson Farias.

Sem a presença das forças de segurança os traficantes encontram terreno livre para manter o comércio ilegal da droga.

O governo federal disse que vai criar um grupo especial de agentes para trabalhar diretamente em conflitos e motins dentro das unidades prisionais.

Um tema importante que não foi discutido durante o encontro é a falta de planejamento para acabar em definitivo com os problemas nos presídios. Não entrou em pauta, por exemplo, programas e projetos que evitem os jovens serem arregimentados pelas facções criminosas.

“O que precisa num plano, não só discutir o operacional, só discutir o tático, é discutir o estratégico. O futuro do Brasil o que a gente precisa atacar são as causas.” Concluiu Farias.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*