020419-politica-espanhol

Professores e estudantes participam de sessão na Aleac

Proposta é que o ensino do espanhol volte a ser obrigatório

Os professores e estudantes da língua espanhola participaram nesta terça-feira (02) de uma sessão na Assembleia Legislativa do Acre com intuito de apoiar um projeto de lei que foi apresentado na casa.

A proposta é de que a língua espanhola, que era disciplina obrigatória até 2017 e passou a ser facultativa com a reforma do ensino médio, volte a ser obrigatória.

“Acreditamos que tirar o espanhol das escolas públicas é um retrocesso para o nosso Estado então nós acreditamos sim, que nós temos que ter, o espanhol dentro das escolas públicas como disciplina obrigatória porque seria até incoerente dos nossos governantes não aceitar essa proposta que pede a implementação do espanhol como disciplina obrigatória”, disse a professora de espanhol, Maricélia Soares.

O Deputado Cadmiel Bonfim, do PSDB, que também é professor de espanhol, foi quem apresentou o projeto de lei. A ideia é manter a obrigatoriedade, do ensino de espanhol nas escolas da rede pública, em todo Estado. Entre os motivos que justificam essa proposta estão os acordos econômicos e políticos e a preferência dos estudantes na opção espanhol para realizar provas do enem e concursos públicos.

“Nós somos um estado de fronteira com a Bolívia e o Peru e eu vejo a importância até porque o espanhol é a segunda língua mais falada do mundo. Querendo ou não algumas vezes vamos a esses lugares, são países próximos então o ensino do espanhol na rede pública seria uma grande vitória. Nós estamos fazendo um projeto de emenda a constituição para que seja novamente obrigatório o espanhol nas escolas da rede pública”, concluiu o Deputado.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*