thumb maismedicosaleac

Profissionais do Mais Médicos são homenageados na Aleac

Secretária Suely Melo ressaltou importância do programa

Por iniciativa do deputado Jamyl Asfury (PEN), segundo vice-presidente da Assembleia Legislativa (Aleac), médicos que chegaram ao Acre para trabalhar em vários municípios através do programa “Mais Médicos”, foram homenageados pelos deputados estaduais nesta quinta-feira, 31, durante sessão na Aleac.

Jamyl Asfury destacou o esforço do governador Tião Viana para conseguir distribuir profissionais em todos os municípios e distritos indígenas do Estado, bem como para destravar a burocracia que impedia a vinda dos brasileiros formados na Bolívia e no Peru.  “Nós temos no plenário representantes de municípios que estão com grande expectativa e felizes diante da chegada destes médicos a locais de difícil acesso”, disse Jamyl.

A secretária estadual de Saúde, Suely Melo, lembrou que o programa Mais Médicos é estruturante. Segundo ela, com a chegada de reforço na equipe de médicos, o Estado poderá finalmente ter uma saúde adequada com prevenção e promoção e não apenas para tratar doenças.  “Sou muito grata por vocês aceitarem o desafio de ocupar lugares nunca antes ocupados e trazer, de fato, saúde de qualidade para nosso Estado”, afirmou.

O deputado Eduardo Farias (PC do B) que também é médico, foi vice-prefeito de Rio Branco e secretário de Saúde, destacou que a contratação de médicos estrangeiros é apenas a primeira etapa de um processo que inclui a criação de 15 mil novas vagas nos cursos de Medicina do Brasil e a aquisição e equipamentos. Ressaltou ainda o desenvolvimento do setor de Saúde no Acre e concluiu dizendo que até o final do ano que vem, com a chegada dos profissionais estrangeiros, o Estado poderá vir a ser uma referência. “Não tenha dúvidas de que, com a chegada de 300 novos médicos, até o fim de 2014, você estará pilotando um sistema de saúde referência para o Brasil”, disse Eduardo Farias dirigindo-se à secretária Suely Melo.

Deixe uma resposta