250219-irpf-20192

Receita disponibiliza programa para declaração do IRPF

Declaração deve ser feita até o dia 30 de Abril

A Receita Federal disponibilizou nesta segunda-feira (25) o programa para o preenchimento da Declaração do Imposto de Renda. Ele já está disponível também, para preencher os dados, em tablets e smartphones, por meio do aplicativo Meu Imposto de Renda. O envio dos dados está liberado a partir da próxima quinta-feira (7), e fica disponível até o dia 30 de abril.

O presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Acre (CRC-AC), Tiago Roselha, explica quais são as principais novidades em 2019. “Esse ano a Receita Federal, campos que antes não era obrigatório serem preenchidos, passaram a ser obrigatório o preenchimento. Pessoas que declaram dependentes, ano passado até 8 anos não precisava ter o CPF, a parir desse ano qualquer dependente precisa ter o CPF. Questões de imóveis, a pessoa precisa declarar esse ano, quando adquiriu, o título desse imóvel no órgão público e no cartório, quem possui veículo precisa declarar renavan.”

Como terá menos tempo para fazer a declaração esse ano, devido o carnaval, a orientação para o contribuinte é que separe os documentos com antecedência para evitar problemas com o Leão.

É obrigado a declarar as pessoas que receberam acima de R$ 28.559,70 referente ao ano de 2018.

“As pessoas que têm conta corrente, em instituição financeira aplicação, elas precisam ter o CNPJ também dessas instituições, mas o principal que eu acho que vai dar mais trabalho ao contribuinte é o CPF, porque às vezes a pessoa tem filho menor de 8 anos e não CPF.”

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*