150419-sesacre-prestaçãodecontas

Secretaria de Saúde realiza prestação de contas na Aleac

Dados da Sesacre foram apresentados também ao MP

Os representantes da saúde, do Ministério Público e os deputados participaram nesta segunda-feira (15) de uma audiência pública na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) com intuito de realizar a prestação de contas dos investimentos dos últimos quatro meses de 2018 na área da Saúde.

Dados como auditorias realizadas, receitas, convênios firmados e produção, foram apresentados pela Secretaria estadual de Saúde.

“Isso é um requisito legal que a gente tem que fazer, é a prestação de contas do último quadrimestre de 2018, então nós vamos apresentar os números da gestão anterior nesse quadrimestre”, disse o representante da Secretaria de Saúde, Wilson Afonso.

Mesmo não sendo mais a mesma equipe que realizou a gestão, a prestação de contas é obrigatória e conta com a participação do Ministério Público para avaliar as informações apresentadas.

“Com base nisso a gente tem uma ilustração daquele último quadrimestre e na sequência a gente cobra em relação às metas não atingidas, os indicadores que ainda estão imperfeitos para que haja o aperfeiçoamento da saúde”, explicou o promotor de saúde do Ministério Público do Acre, Glaucio Ney Shimora.

O Deputado Estadual José Bestene, que é o presidente da comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Acre, ressalta a importância dessa prestação de contas para identificar falhas e providenciar o acerto.

“A Aleac nesse momento apenas é o fiscal, fiscaliza as ações do governo, estamos ouvindo a apresentação, claro que, alguns vão contestar alguns percentuais que foram aplicados no sistema Sistema Único de Saúde e portanto nós estaremos sempre atentos e vigilantes na aplicabilidade dos recursos no SUS”, falou o Presidente da Comissão de Saúde, Deputado Estadual José Bestene.

“Para cobrar a gente precisa conhecer e aqui a gente acaba conhecendo a prestação de contas do último quadrimestre, do último governo com relação a saúde pública do estado do Acre”, finalizou o Deputado Estadual, Roberto Duarte.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*