200319-morhan-aleac

Secretário do Morhan busca apoio junto a parlamentares

Bil foi até à Assembleia Legislativa falar com deputados

Durante sessão realizada na manhã desta quarta-feira (20), na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), representantes dos pacientes da Casa de Acolhimento Souza Araújo buscaram apoio junto aos parlamentares.

“Nós estamos mais uma vez na casa do povo, na Assembleia Legislativa pedindo para que os deputados possam interceder junto ao governo do estado para resolver esse impasse”, disse o Secretário de Comunicação do Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pelas Hanseníase (Morhan), Bil Souza.

O primeiro passo para solucionar o problema seria a renovação do convênio entre governo e Diocese de Rio Branco para a manutenção da Colônia Souza Araújo. Na Aleac, alguns deputados já tem um posicionamento à respeito. Afinal, caso o governo decida renovar essa parceria, um projeto de Lei precisa ser encaminhado para a votação em plenário.

O Deputado Estadual do PcdoB Genilson Lopes, disse que essa questão da renovação do convênio da casa de acolhida é uma questão humanitária, “lá existem pessoas que foram segregadas em função de uma doença que mutilou muitos deles e que hoje dependem fundamentalmente dessa caridade da igreja, mas também do recurso do Estado para ter seu tratamento, sua alimentação.”

A boa notícia é que o governo já tomou uma decisão favorável ao assunto. Uma prestação de contas junto a PGE está sendo elaborada e o Estado garante que vai pagar tudo o que deve, mas apenas para quem realmente deve. “Nós estamos pagando tudo que a PGE, procuradoria está dando parecer positivo para que possamos respaldar os nossos secretários das contas anteriores. Estamos colocando tudo em dia, inclusive da questão do Hospital Souza Araújo”, conclui o Governador do Acre, Gladson Cameli.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*