290917-politica-batistela-tvgazeta

Sindicatos se mobilizam contra privatizações

Lideranças sindicais acompanham agenda nacional

Contra a privatização das empresas estatais e dos serviços públicos, sindicatos e entidades de todo país vão promover um ato nesta terça-feira (03). No Acre, não será diferente e o Sindicato dos Urbanitários está mobilizando a participação de trabalhadores.

As centrais sindicais convocaram e as lideranças do Acre já mobilizaram suas categorias e segmentos sociais para participar do ato nacional contra as privatizações das empresas estatais e serviços públicos.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Urbanitários, Fernando Barbosa, é preciso reagir, por que o emprego dos trabalhadores está em risco. “Nós sabemos que a iniciativa privada vai comprar uma empresa pra ter lucro, com nível de salário que temos, pelo menos no setor elétrico, houve uma demissão de mais de 80%, então além da preocupação da venda do patrimônio público temos preocupação com a empregabilidade dos trabalhadores”, afirma.

Para os sindicalistas, o pacote de privatizações que inclui 57 estatais, entre elas BNDES, Banco Central e Petrobras, vai precarizar serviços e o país começa a perder a partir do preço que será recebido no ato da venda.

“Eles estão fazendo uma pré-estimativa de venda de 10% do valor que já foi investido nas empresas, principalmente na distribuição de energia, então como é que pode uma empresa que custa R$ 200 milhões ser vendida por R$ 20 bilhões, então é um absurdo o que estão querendo fazer”, afirma o presidente do sindicato dos bancários, Edmar Batistela.

A manifestação vai ocorrer em uma data simbólica. Em 3 de outubro de 1953, o presidente Getúlio Vargas criou a Petrobras. De acordo com as entidades, a mobilização visa destacar a importância do Estado brasileiro na economia nacional.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*