1009-cotidiano-urnas

TRE conclui esta semana transporte de urnas

Trabalho de transporte começou semana passada

Na próxima sexta-feira, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) conclui o transporte de urnas que estão sendo enviadas para as sessões do interior do Estado. A partir do dia 23, elas serão abastecidas com informações e lacradas para o dia da eleição.

Em todo Acre, existem 1641 sessões eleitorais, mas o TRE dispõe de 2600 urnas eletrônicas. Cada município recebe, em média, o dobro de urnas para suprir a falta de alguma que ocasionalmente apresente problema.

O transporte das urnas começou na semana passada e agora só resta o município de Sena Madureira receber os equipamentos. O serviço é feito com caminhão próprio do TRE, mas em Rio Branco e Cruzeiro do Sul as urnas serão distribuídas com carros terceirizados, porque, segundo o Tribunal, são cidades maiores e com maior número de sessões.

Em 42 locais de votação isolados, o transporte de pessoal e de urnas são feitos por helicópteros da Força Aérea Brasileira (FAB).

A partir do dia 23, o Tribunal abastece as urnas com os dados dos candidatos e os eleitores da sessão. No mesmo ato, elas são lacradas e prontas para serem acessadas apenas no dia da eleição.

“As urnas ficam o tempo todo sob nossa guarda. Não são repassadas para ninguém antes do dia da votação, quando são entregues ao presidente da mesa, que também nesse dia é servidor da justiça eleitoral”, explicou o diretor do TRE, Carlos Venícius Ribeiro.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*