Encontro debateu impactos da paralisação da universidade
Uma reunião entre a reitora da Ufac, Guida Aquino, o pró-reitor de Planejamento, Alexandre Hid, e o governador Gladson Cameli teve como pauta principal o pedido de apoio ao governo do Estado do Acre junto à bancada federal para solicitar o desbloqueio de verbas contingenciadas pelo Ministério da Educação. O encontro ocorreu no Palácio Rio Branco na tarde da última sexta-feira, dia 19.
Anunciado no final de abril deste ano, os cortes devem prejudicar ações da Ufac e pode inviabilizar o início do segundo semestre letivo de 2019. “Estamos buscando apoio e novas saídas para evitar que a universidade tenha que parar e nossos alunos sejam prejudicados”, disse a reitora.
Na reunião também foi debatido o impacto que a paralisação das atividades da universidade pode causar na economia do Acre, já que a Ufac é o terceiro maior orçamento do Estado. “A Universidade Federal tem papel fundamental no crescimento do Estado”, afirmou Cameli.
O governador demostrou apoio a universidade na mediação com a bancada federal e em ações desenvolvidas no interior do Estado. “A Ufac faz parte da nossa história e o governo tem como ajudar direta e indiretamente, pedindo aos parlamentares apoio em Brasília para que não haja nenhum contingenciamento de recursos.”
Cameli também ressaltou que a estrutura do governo e suas secretarias podem dar apoio ao trabalho prestado pela Ufac e ampliá-lo.