A 21ª Conferência do Clima, a COP 21, vai ser realizada em Paris, apesar dos atentados. Quem garante é o próprio governo francês, em notícias veiculadas por grandes agências.

Banco da Amazônia

Marivaldo Melo toma posse formalmente na presidência do Banco da Amazônia na segunda-feira (16). Fecomercio/AC já anuncia que vai pedir uma “olhar mais generoso” às dívidas dos acrianos junto à instituição. Em tempos de crise, presidentes de bancos regionais sentem a pressão. É a hora de Marivaldo mostrar ao ministro Levy que a sua digital tem traços mais técnicos e menos políticos.

Pnad

A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio anunciada pelo IBGE tem dados referentes a 2014. Nela, a taxa de analfabetismo do Acre está registrada em 13%. Em 2013, era de 14,4%. Portanto, reduziu 1,4 pontos percentuais.

Pnad II

Essa redução foi comemorada com algum entusiasmo pela equipe do Alfa 100 que coordena a política de erradicação do analfabetismo no Acre. Ora, se a redução de 1,4 pontos percentuais de um ano para o outro foi tão celebrada, como o Governo do Acre pretende reduzir 9 pontos percentuais (como prometeu) até 2018?

Desafio x prioridade

Se o Governo reduzir esses 9 pontos percentuais e colocar o Acre apenas com 4% de analfabetos (taxa aceita pela Unesco como adequada) será um feito digno de louvor. Lembrando um detalhe: nem de longe o analfabetismo é o problema mais importante relacionado à Educação no Acre. As prioridades deveriam ser bem outras.

Copo

O Governo do Acre, claro, entende a pesquisa pelo viés que lhe convém: “analfabetismo reduziu no Acre”. É verdade. Mas, é uma verdade que não empolga. E o próprio governo sabe disso. Há quem enxergue a metade do copo cheio; outros a metade do copo vazio e há os que enxergam o copo como ele está.

Peixes

A Peixes da Amazônia está aquecendo os motores. Gerou muita notícia ontem (13) devido ao carregamento que mantém com o Grupo Pão de Açúcar, uma das redes de supermercados mais sofisticadas do país, com clientes das mais diversas rendas e perfis.

Peixes II

10 toneladas, em média, por semana não chega a ser uma grande comercialização. Mas, para quem está começando agora e já conseguindo colocar o produto em gôndolas tão disputadas, é preciso reconhecer o esforço.

Pirarucu

É o pirarucu o produto que caiu nas graças do mercado. É ele que os restaurantes querem. Até os chineses (até o fim do mês mais uma missão de executivos visita o empreendimento acriano) querem levar amostras. E pode levar assim?

Pirarucu II

O fato é que cerca de 70% do que se comercializa na Peixes da Amazônia é pirarucu. O “bacalhau da Amazônia” faz sucesso.

Novidades

Duas novidades na Peixes da Amazônia: a tentativa de implantação de um sistema de rastreabilidade do produto comercializado (muito usado no comércio da carne bovina) e a elaboração de uma embalagem à vácuo.

Rocha X Léo

O que é esse “embate” entre os deputados Léo de Brito (PT/AC) e Wherles Rocha (PSDB/AC), hein? Como diria um velho acriano… “Vôti!”

Conferência X atentados

A 21ª Conferência do Clima, a COP 21, vai ser realizada em Paris, apesar dos atentados. Quem garante é o próprio governo francês, em notícias veiculadas por grandes agências. “Será realizada com medidas de segurança reforçadas”, garante o governo.

Foto: Ribamar Caboclo (Portal da Amazônia)

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *