A BR-317 está voltando a ser o que era: um grande varadouro. A situação exige cuidados entre a Capital e o entroncamento da entrada de Xapuri. Entre o entroncamento e a cidade de Brasileia, a situação é feia.

BR-317

A BR-317 está voltando a ser o que era: um grande varadouro. A situação exige cuidados entre a Capital e o entroncamento da entrada de Xapuri. Entre o entroncamento e a cidade de Brasileia, a situação é feia.

Alô, Dnit!

Não tão feia quanto a BR-364, claro. Mas, exige muita atenção do motorista. Há trechos de ladeira em que o asfalto desapareceu, simplesmente. Aquilo ali vai virar um atoleiro em instantes, caso as chuvas continuem no ritmo em que estão. Alô, Dnit.

CACB

Acre está mais enjoado ainda. O acriano George Pinheiro foi aclamado presidente da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil. Não é pouca coisa. As 2,3 mil associações comerciais vinculadas a esta instância de representação refletem o que pensam 2 milhões de empresários.

CACB II

No entanto, é preciso entender o papel da CACB para que não façam cobranças indevidas a Pinheiro. A confederação é uma instância de articulação. E articulação política, sobretudo.

Moderador

Por que Pinheiro foi o escolhido? Vários são os motivos: 1) já gozava da confiança, como diretor financeiro da instituição presidida por José Paulo Dornelles Cairoli. Como Cairoli assumiu a vice-governança do Rio Grande do Sul, a CACB já vinha sendo conduzida por Pinheiro há algum tempo; 2) o acriano percebeu rapidamente o “espírito” da CACB: a necessidade de articulação no tom certo; as manhas do Congresso; o perfil moderador com metas estratégicas e riscos calculados.

Rsrsrs

É preciso ter calma. No afã de querer criticar a gestão do Governo do Acre… de querer demonstrar que o discurso oficial de “potência econômica” não se concretiza na prática, não se pode ser descuidado. É preciso falar isso em função da transferência de parte das operações da Brasil Norte Bebidas para Rondônia.

Rsrsrs II

Administrar requer exatamente isso: ponderar, calcular e decidir. Sem paixões: a coisa tem que ser exata, em nome da saúde financeira da empresa. Não existe “capital solidário”. Se determinada operação está dando resultado ruim, é preciso agir. E rápido.

Acre

Quanto ao fato de o Acre não ser um paraíso de consumo… qual a surpresa? Além de não ter muitos consumidores, os que existem têm poder de compra muito reduzido. Isso não é novidade para ninguém.

Consequência

Agora, o problema é que o discurso oficial realmente obriga a uma leitura fantasiosa, muitas vezes. Força-se um raciocínio de produção em grande escala e de que “a região do Alto Acre é modelo de crescimento para o Brasil”. Quando o tom é esse, fica difícil ter equilíbrio.

Sem cadeado

E outra coisa. Ao menos por enquanto, a Brasil Norte Bebidas vai manter as funções administrativas, comerciais, logísticas, de estoque e de expedição. Apenas, as garrafinhas de refrigerantes não vão ser mais enchidas aqui, mas em Porto Velho. Em nota, a empresa esclarece: “A migração para Porto Velho é fruto de estudos realizados que apontaram para a necessidade dessa mudança, especialmente pelo ganho no custo de produção”. Simples assim

Sem cadeado II

Foram despedidas 50 pessoas do setor de produção e, de acordo com a empresa, mantidos outros 217 funcionários em outras áreas. A empresa garante que foi contratada uma consultoria para tentar readequar esses 50 demitidos no mercado de trabalho. Pronto. E o mundo não vai acabar. Vida que segue.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *