Disparado
Em Sena Madureira, pesquisa interna do PV aponta vantagem de Toinha Vieira (PSDB), de cerca de 10 pontos percentuais, em relação ao segundo colocado, Mazinho Serafim (PMDB) e 20 pontos percentuais de vantagem em relação ao candidato do governo, Mano Rufino.
Renovação
Candidatos andam assustados com o recado que vem das ruas. O que começou como uma onda de rejeição ao PT se estendeu a todos os demais. “O povo não quer só renovação em se tratando do PT. Eles querem renovar tudo. Não aceitam nem votar em candidato à reeleição”. É o que mais se ouve dos caçadores de voto.
Desencantou
A CPI da BR finalmente conseguiu a 8ª assinatura. Ela veio, conforme o anunciado, pelo punho do deputado Nelson Sales (PV). Poucos minutos depois, Nicolau Júnior (PP) também endossou o pedido de instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito.
Rápido
O autor do pedido de CPI, Luiz Gonzaga (PSDB), disse que vai protocolar o pedido o mais rápido possível: “Vai que consigam mudar algum”, justifica. Só que agora, os do contra terão que mudar dois votos, para impedir que o documento seja protocolado.
Mistério
Já a CPI da Sehab tem bem mais que uma cabeça de burro enterrada. A oposição alega que não pode entrar com mandado de segurança, enquanto a Mesa Diretora não publicar o resultado da votação dessa CPI em plenário. A assessoria jurídica afirma que a não publicação já é o motivo para o mandado de segurança. Pode até não ser, mas, parece jogo de gato e rato.
Queimem a língua
Quando o assunto é saúde pública, o deputado Raimundinho da Saúde esquece que é da Base de Sustentação do governo. Hoje, entre cobranças mil, ele saiu-se com essa: “Ache ruim quem quiser, reclame quem quiser, queimem a língua. Eu vou continuar reclamando!”
Debate qualificado
A coordenação do curso de Economia da Ufac e a direção do mestrado em Desenvolvimento Regional da Ufac convidam para um raro debate a respeito da relação da pecuária e a cultura florestal. Raro porque não é todo dia que se tem a chance de ouvir e discutir com uma figura tão qualificada. Com o tema “A Ascenção da Pecuária e a Cultura do Cowboy na Amazônia Ocidental”, o Ph. D Jeffrey Hoele, da Universidade Califórnia pode trazer elemento novo à discussão.
Debate qualificado II
O estudo já rendeu um livro, Rainforest Cowboy”, premiado como “livro do ano” pela Latin American Studies Association. Premiação anunciada este ano. A palestra acontece no auditório da Pós-graduação da Ufac, na próxima 5ª feira, às 8 da noite.
Repara
Repara, leitor, que esse professor traz um elemento que, se não é novo, ao menos é pouco destacado nas acaloradas discussões sobre o tema. É o elemento Cultural. Como a cultura do “cowboy” se entranhou na “floresta da chuva”? Como ela foi moldando um modo de vida, de consumir? É um debate econômico na medida em que Economia é Cultura dita de outra forma.
Repara II
Outro detalhe: não vá a uma palestra dessas pesando em colocar a leitura maniqueísta em que de um lado estão os representantes do bem e defensores dos povos da floresta e do outro os representantes do mal, travestidos de cowboys. A situação é muito mais dramática do que esses dois polos sugerem.
Sugestões, críticas e informações quentinhasdaredacao@gmail.com
Foto de ilustração: Sonia Fernandez