A definição das comissões deve acontecer na segunda semana de trabalhos da nova legislatura. O PT deverá comandar a Comissão de Constituição e Justiça e a Comissão de Orçamento.

Protestos

A terça-feira foi marcada por diversos protestos realizados pelos agentes penitenciários em decorrência da morte de um colega de trabalho na última segunda-feira.

Caixão?

Uma das manifestações ocorreu na Assembleia Legislativa. Carregando um caixão, os agentes penitenciários ocuparam o hall da Aleac.

Sindap

O presidente do SINDAP-AC, Adriano Marques, denuncia que três facções criminosas seriam responsáveis pelas execuções dos profissionais que atuam no complexo penitenciário de Rio Branco.

Grupo de extermínio

O sindicalista afirma que um grupo de extermínio comandado por presidiários, estaria agindo fora das unidades prisionais da Capital.

Muito sério

A denúncia é séria e merece a devida atenção das autoridades de segurança pública do Estado.

Politicagem

Os deputados andaram conversando com o presidente do Sindap. O que se espera dessa situação é que os parlamentares não queiram fazer politicagem com o assunto.

Poder

A sessão solene de abertura do ano legislativo ainda nem tinha sido encerrada, mas alguns partidos já se articulavam nos bastidores, para conquistar mais espaço na Aleac.

Articulações

O PCdoB, legenda que teve a bancada reduzida na Casa, tenta articular um bloco partidário para contar com mais tempo na tribuna e mais poder de decisão na definição das comissões.

Bloco Parlamentar Popular

O representante do PCdoB na Aleac, deputado Janilson Lopes, encaminhou um ofício ao presidente da Casa, Ney Amorim, solicitando o registro do Bloco Parlamentar Popular, que contará com PCdoB, PSB e PROS, liderado pelos representantes dos três partidos.

Objetivo

O principal objetivo é aumentar o poder de barganha do PCdoB que, além de contar com mais tempo de tribuna, vai ter um amplo poder de decisão para negociar os principais postos nas comissões do Poder Legislativo.

Próxima semana

A definição das comissões deve acontecer na segunda semana de trabalhos da nova legislatura. O PT deverá comandar a Comissão de Constituição e Justiça e a Comissão de Orçamento.

Isolado

Com dois deputados, o PMDB corre o risco de ficar falando sozinho, sem força nas comissões.

Nada feito

O sonho da deputada Eliane Sinhasique de chefiar a comissão de Constituição e Justiça desaparece. A única solução seria fazer um bloco com o PSDB, DEM e PP. Mas aí, quem entrega a liderança para o outro?

Sinhasique

Escolhida para falar pelos demais colegas do bloco de oposição, a deputada Eliane Sinhasique (PMDB) acabou soltando algumas pérolas em seu “pequeno” discurso.

Hã?

A parlamentar chegou a afirmar que não estava na Aleac, “porque sonhou ser deputada ou quis ser político”. Oi?

Será?

O que questionamento que fica é o seguinte: será que alguém obrigou a peemedebista e se filiar num partido, registrar a candidatura e pedir votos aos eleitores do Acre?

Fala sério…

Ou será que alguém fez todo o serviço e depois disse à deputada que ela teria que assumir o mandato?

Começou mal

Totalmente sem sentido essa afirmação de Sinhasique. Deputada, se não é sua pretensão ser parlamentar, passe o bastão para quem queira.

Posses

O governador Tião Viana deve deixar para sexta-feira a posse dos ex-deputados estaduais Elson Santiago (assessor especial), Astério Moreira (secretário-adjunto de Comunicação) e Jamyl Asfury (secretário Habitação).

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *