Oficialmente liberada
A campanha eleitoral está oficialmente liberada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) desde ontem. De acordo com a lei eleitoral, os candidatos, partidos e siglas podem usar veículos com alto-falantes das 8h às 22h. Os comícios são permitidos das 8h à 0h.
Redes Sociais
A propaganda na internet também está liberada, mesmo assim, o movimento na madrugada deste domingo ainda foi tranquilo nos sites e nas redes sociais.
Propaganda eleitoral
O início da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na TV está marcado para o dia 19 de agosto.
Eleitorado
Com as candidaturas a governador, senador, deputado estadual e federal devidamente registradas, cabe agora ao eleitorado analisar e tentar fazer a melhor escolha.
Registro
O Tribunal Regional Eleitoral do Acre recebeu, até o final deste sábado, quase seis mil pedidos de registros de candidaturas para as eleições de 2014.
Números
Do total, quatro concorrem à eleição para governador, quatro para senador, 63 para deputado federal e 527 para deputado estadual. Os demais preenchem vagas de suplentes.
Impugnação
No dia 10, encerra-se o prazo para a Justiça Eleitoral impugnar o registro de candidaturas e até hoje o TCE não divulgou a lista dos candidatos condenados na corte e que têm ficha suja.
Frente Popular
Sem alardes, a Coligação Frente Popular (FPA) oficializou o registro dos candidatos majoritários e proporcionais na sede do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/AC) na manhã de sábado. O presidente regional do Partido dos Trabalhadores (PT) Ermício Sena foi responsável por entregar a documentação.
Candidatos
A FPA vem para essa eleição com 260 candidatos a deputados estaduais e 25 federais. Os mais fortes que encabeçam essa lista são do deputado Sibá Machado (PT/AC), Léo de Brito (PT) e César Messias (PSB).
Fora
O que se esperava, aconteceu. O nome do deputado estadual Geraldo Pereira (PT) não foi registrado. Nesse sentido, Pereira é o sétimo deputado estadual a não disputar a reeleição esse ano.
Renovação
A eleição deste ano deve promover a maior renovação na história da Assembleia Legislativa do Acre. Sem contar os que não serão reeleitos, alguns não disputarão a reeleição.
Fora
Os deputados Lira Morais (PEN) e Helder Paiva (PEN) já confirmaram que estão fora da política. Fala-se também em Geraldo Pereira (PT) e Walter Prado (Pros), este por problemas de saúde.
Outros cargos
A deputada Antônia Sales (PMDB) é candidata à vice-governadora e os deputados Moisés Diniz (PCdoB), Luís Tchê (PDT), Marileide Serafim (PSL) e Major Rocha (PSDB) são candidatos à Câmara Federal.
Mais fortes
Os nomes mais fortes e cotados para retornar ao parlamento estadual são do deputado Ney Amorim (PT), Jonas Lima (PT), Astério Moreira (PEN), Élson Santiago (PEN), Jamyl Asfury (PEN), Gilberto Diniz (PT), Chagas Romão (PMDB), Maria Antônia (PROS).
Tranquila
A deputada Maria Antonia (PROS) não se mostra preocupada com a quebra da promessa do prefeito de Epitaciolândia, André Hassem, de lhe apoiar, sabe que ninguém manda nos votos.
Grande apoio
Muita gente na FPA vem dando o deputado federal Sibá Machado (PT) como tendo a sua reeleição morta. Não apostaria muito nesta possibilidade, além de ter uma base fiel a seu favor, ele possui apoio da direção nacional do PT e terá sua campanha financiada por eles.
Pêsames
Meus pêsames aos familiares do advogado Florindo Poersch, que faleceu neste sábado.