Votação
Depois de muito protelarem, finalmente na sessão de ontem os deputados estaduais definiram os nomes que presidirão as comissões permanentes na Assembleia Legislativa do Acre no ano de 2015.
Novo presidente
A expectativa girava em torno da Comissão de Constituição e Justiça, uma das mais importantes do parlamento estadual. Para a surpresa de muitos, o deputado Janilson Leite (PCdoB) será o novo presidente da CCJ.
Tradição quebrada
Depois de 16 anos de tradição, a CCJ não será mais comandada pelo líder do governo.
Ela conseguiu
A deputada Eliane Sinhasique (PMDB), uma das postulantes ao cargo, conseguiu a proeza de ficar na vice-presidência da comissão de constituição e justiça.
Desistiu
Daniel Zen (PT) disse que abriu mão do cargo em nome do consenso, mas, não foi isso que a deputada Eliane Sinhasique (PMDB) falou. A parlamentar dava gargalhada no salão azul enquanto comentava que havia passado a perna nos deputados da situação.
Leigo no assunto
Sinhasique revelou que Zen foi vítima da falta de conhecimento do Regimento Interno.
Nada de empolgação
Quanto a Janilson, o deputado não deve se empolgar muito. Ele não terá tanta autonomia na CCJ como pensa, a não ser que deseje ser deputado de um mandato só. Ou alguém ainda dúvida que quem manda na Aleac é o governador?
Amém!
A única prerrogativa de Jenilson na comissão será abaixar a cabeça e dizer amém aos projetos do governo.
Principais
As duas principais comissões da Casa terão o comando dividido entre situação e oposição. Na Comissão de Orçamento e Finanças, o petista Lourival Marques vai dar as cartas, mas terá a sombra de um vice oposicionista.
Oposição
O pupilo do senador Gladson Cameli (PP), Nicolau Júnior, também do (PP), ficou com a vice-presidência, enquanto a peemedebista Eliane Sinhasique é membro titular.
Brigando
O deputado Major Rocha e o senador Petecão andam trocando farpa em Brasília. O motivo? Saber qual dos dois é mais oposição. Quanto a isso, não precisa nem perder tempo, de longe o Major é mais oposição que Petecão.
Oposição lá e aqui
Levando em consideração que Rocha é oposição tanto no Acre quanto em Brasília, e que Petecão é “oposição” apenas no Acre, não dá para entender porque o senador reclama o título para si. Em Brasília, Petecão e a presidente pelo PT, Dilma Rousseff, dividem o palanque.
Esperto
O deputado Raimundinho da Saúde é mais esperto do que muitos imaginam. Depois de tentar emplacar um chapa na disputa pela presidência do SINTESAC e não conseguir, o parlamentar decidiu que a Aleac deveria criar normas para modificar a elaboração de estatutos de entidades sindicais.
Fala sério
O deputado, ao invés de perder tempo na tribuna da Aleac falando besteira, deveria estudar um pouco mais sobre a prerrogativa de um deputado estadual. Não cabe ao Legislativo criar mecanismos para atravessar a liberdade do sindicalismo.
Oi?
Outro dia o deputado estava cobrando dos demais parlamentares porque a redução da maioridade penal não debatida no parlamento estadual. Como assim deputado?
Sumido
Quem anda sumido do parlamento estadual é o deputado Heitor Junior (PDT). Há dias não pisa na Casa do Povo. Como está ausente na Aleac, não conseguiu abocanha nenhuma presidência de comissão.
Não deu
A expectativa era que Heitor ficasse na presidência da Comissão de Saúde, porém, a vaga acabou nas mãos do inconstante Raimundinho da Saúde. Como o cargo é válido apenas por um ano, talvez em 2016 tenhamos Heitor a frente da CS. Não resta dúvida de que faria um bom trabalho.