Mudanças
As mudanças políticas no Acre estão quase tão rápidas quanto as nacionais. Vejam vocês: o PSDB, por exemplo, não descarta a possibilidade de compor com o PR, e fazer de seu candidato a prefeito, Francineudo Costa, vice de Raimundo Vaz (PR) nesta eleição.
Golpe
Como a composição PSDB/PR se dará em âmbito estadual, o PSDB levará vantagem em Cruzeiro do Sul, onde o candidato tucano, Henrique Afonso, retira do PMDB 30 candidatos a vereador. Além disso, o candidato tucano, com essa manobra, passa a ter mais tempo de tevê do que o candidato do PMDB. Um golpe na candidatura de Ilderley Cordeiro. Mas, golpe maior no cacique do Juruá, Vagner Sales.
Descendo
E, por falar em Ilderley, fontes cruzeirenses garantem que a candidatura dele está indo pelo ralo, depois que um vídeo com o áudio do prefeito Vagner Sales (PMDB) começou a circular. O vídeo se refere à campanha passada e mostra Vagner dizendo que Ilderley não conseguiu administrar nem a herança deixada pelo pai e, portanto, não teria condições de administrar um município. Tudo o que Vagner queria era que ninguém lembrasse esta declaração!
Alianças
O PSDB entende que não tem obrigação de retirar sua candidatura em nome da “união das oposições”, por dois motivos: 1- O PMDB quer tudo para si e 2- o DEM não apoia o PSDB em nenhum lugar. Ponto.
Análise mortífera
O PMDB é pouco mais que um partido de negociação, que existe para lubrificar as engrenagens da corrupção e das propinas em Brasília. A frase é do jornalista Glenn Greenwald, do The Guardian. O jornalista recebeu o prêmio Pullitzer pela reportagem que levou a público o programa secreto de vigilância global dos Estados Unidos. Aquele que vigiava até a presidente afastada Dilma Rousseff, lembram?
Alto custo
O reajuste do Judiciário custou aos cofres públicos a bagatela de R$ 125 bilhões. E, ainda tem gente que reclama do custo da obra da BR 364! Pegando o gancho do motorista que disse que daria para asfaltar a BR de Cruzeiro do Sul até Rio Branco com moedas de R$ 1, internauta pergunta se faria o mesmo efeito com juízes e desembargadores. Não se sabe. É possível que a cor não caia bem.
Eliane e PPS
O PPS formalizou aliança com o PMDB. Serviu como um gesto. Na prática, ainda não houve definições de como a banda vai tocar. Mas, é provável com a aliança também se concretize para os proporcionais. Quanto o PPS vai ajudar o PMDB não se sabe efetivamente ainda.
Segurança matemática
O ex-deputado João Correia não disse com segurança que a aliança chegará a esse nível. Mas, é provável que chegue. Eles têm até o dia 30 de julho para definir isso. “Claro, que vamos sentar e fazer as definições. Vamos querer, naturalmente, uma aliança que nos dê também segurança matemática nas eleições”, indicou.
Carlito
O presidente do diretório estadual do PPS, Carlito Cavalcante, estava otimista: “A união em torno de uma candidatura da oposição ganha força”, avaliou. O professor Carlito sabe que não será uma eleição fácil.
Delação anônima
A falecida Operação G7 pode renascer das cinzas. O deputado federal Wherles Rocha (PSDB/AC) protocolou documentos que podem colaborar com as investigações de fraudes em licitações de obras públicas no Acre. Esses documentos chegaram até o deputado por meio de uma fonte anônima (o homem não quis se identificar nem para o próprio parlamentar).
Delação anônima II
De acordo com o parlamentar, fazendo referência às informações repassadas por essa fonte, os documentos “deveriam ser descartados”, sob orientação do secretário de Estado de Habitação à época.
Estranha
Essa versão envolvendo o jogador Josy, apresentada à delegada Helenice Frez Carvalho, é muito estranha. Consta que quem deu o tiro foi um adolescente de 16 anos. O adolescente alega que estava armado devido a uma ameaça que teria sofrido de um vizinho. Enterrou a arma no campo do Atlético. Desenterrou a arma. Foi até o CT do time. Viu e se assustou com Josy. Atirou. Estava sob efeito de drogas. Então, quer dizer que Josy, para todos os efeitos, foi vítima de um susto?
Sugestões, críticas e informações quentinhasdaredacao@gmail.com
Foto de ilustração: Cedida/Diana Comunicação