A juíza da Vara de Execuções Penais, Luana Campos, há tempos tem demonstrado tolerância acima da média com a leniência do Executivo no que se refere aos caos nos presídios do Acre.

Balaio…

Notícia que sacudiu os bastidores políticos do Acre, na manhã desta quinta feira, dava conta que o deputado federal César Messias (PSB) é que seria o candidato da Frente Popular ao Governo do Estado em 2018 e que ele viria com o apoio de “uma grande liderança do Juruá”.

… de gatos

Muita gente vem apostando que Gladson Cameli (PP) não chega a 2018 em condições de disputar o Governo do Estado até por problemas de saúde. Mas, apoiar César Messias que viria com o apoio do PT, seria, no mínimo, interessante porque confirmaria a tese do deputado Luiz Gonzaga (PSDB) que diz: “Gladson está, desde já, apoiando o PT”.

Na disputa

Por outro lado, o senador Sérgio Petecão decidiu entrar na disputa pela Mesa Diretora do Senado. Petecão, que chega amanhã à Capital, deve falar sobre o assunto.

Brincadeira

Quer dizer que o Governo do Estado, o Iapen, o secretário de Segurança e a torcida do Flamengo sabiam desde 2013 (há três anos), que havia (à época) mais de 40 membros do PCC no presídio de Rio Branco e não fizeram nadica de nada? Esperaram o bolo crescer e explodir a violência comandada de dentro do presídio para se posicionar dizendo que é um problema nacional?

Brincadeira II

Pois a juíza da Vara de Execuções Penais de Rio Branco foi quem fez a afirmação, durante a audiência pública da Comissão de Segurança da Câmara dos Deputados. E ela não parou por aí. Denunciou também que o déficit de vagas nos presídios de Rio Branco, chega 1.888.

Luana

A juíza da Vara de Execuções Penais, Luana Campos, há tempos tem demonstrado tolerância acima da média com a leniência do Executivo no que se refere aos caos nos presídios do Acre. Sem amarras contratuais, sem cargo comissionado a reverenciar, sempre que pode, Luana expõe as mazelas do sistema.

O sistema

À exceção do governador Tião Viana, nenhum governador fica contente com inauguração de presídios. É, antes de tudo, uma mazela, uma consequência. Mas, a juíza não é afeita às interpretações sociológicas (e nem deveria). Ela lida com o factual, com a rotina e esta clama por várias ações urgentes do Governo.

Presos x Estudantes

Pegando “carona” na discussão a respeito do sistema carcerário, vale lembrar a afirmação feita pela presidente do Conselho Nacional de Justiça durante o 4º Encontro do Pacto Integrador de Segurança Pública Interestadual e da 64ª Reunião do Colégio Nacional de Secretário de Segurança Pública. Na ocasião desses eventos, Carmen Lúcia foi matemática: um preso custa R$ 2,4 mil por mês e um estudante custa R$ 2,2 mil ao ano. Não há sistema carcerário que dê conta! É de lascar.

Atraso

E por falar em Judiciário, registramos o descontentamento da imprensa com os constantes atrasos da 1ª Dama do judiciário acriano, a presidente do TJ, desembargadora Maria Cezarinete. Já famosa pelos atrasos, a desembargadora fez o pessoal esperar mais de uma hora e meia para o lançamento do Prêmio de Jornalismo do TJ, nesta quinta feira.

Sugestão, críticas e informações quentinhasdaredacao@gmail.com

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *