Preocupados? Não mesmo…
Na Aleac, não se fala em outra coisa a não ser a proporção da enchente em 2015 no Estado todo. Se não fosse pelo fato de alguns deputados estarem se aproveitando da situação para ganhar mídia, até daria para acreditar que eles realmente estão interessados na situação.
Nova moda
A moda agora na Aleac é adotar o discurso “sem cor partidária”. O certo seria exatamente isso, porém, se tem uma coisa que realmente não está acontecendo é isso. Cada fala proferida vem carregada de cor partidária.
Bem na foto
Não precisa analisar muito para perceber que tem muito deputado mais preocupado em sair bem na foto do que realmente prestar solidariedade aos desabrigados.
Sem destaque
A deputada Eliane Sinhasique (PMDB), antes de iniciar os trabalhos no parlamento estadual, era cotada para ser o grande destaque da oposição. O seu hábito de denunciar sem averiguar a fonte tem colocado sua imagem em risco.
Denúncias infundadas
Sinhasique peca ao fazer denúncias infundadas. Ontem na Aleac, a deputada disse que o presidente da Associação Comercial de Brasileia, Joaquim Lira, havia denunciado, durante a visita ao município, que na enchente de 2012 o Governo do Estado se comprometeu a isentar os comerciantes de pagar o ICMS, porém, não o fez.
Explicação
O líder do Governo, deputado Daniel Zen (PT), após buscar informações sobre o assunto, confirmou que a isenção realmente aconteceu, porém, apenas às mercadorias que foram danificadas pela enchente de 2012 é que foram alcançadas.
Não satisfeita…
A deputada não satisfeita com a informação decidiu indagar o líder do governo do porquê dele não ter se pronunciado durante passagem no município. Muito simples, deputada: não se fala do que não se sabe.
Resposta
Sem nenhum constrangimento, Zen afirmou à deputada que, por não ter conhecimento do assunto, ele preferiu se calar e procurar se inteirar do problema. Bem que Sinhasique poderia seguir o exemplo do colega parlamentar e passar a averiguar as denúncias antes de fazê-la na tribuna da Aleac.
Legislatura fraca
De longe esta legislatura é a mais fraca dos últimos anos. Quando você vê um deputado da oposição tecendo elogios demais ao Governo do Estado, já se percebe que as coisas não andam dentro da normalidade.
Se dobrando aos encantos
Ontem o deputado Jairo Carvalho não resistiu aos encantos de Tião Viana e durante a sessão rasgou elogios ao governador. O motivo, durante sua passagem por Brasileia, o deputado se esbarrou com Tião. Bastou uma conversa rápida para ele se convencer que o Acre é o melhor Estado para se viver, no Brasil.
Escolha o lado
O ideal seria que Jairo Carvalho decidisse de que lado vai atuar na Aleac. Já está ficando estranho, para não dizer feio, esse comportamento do deputado.
Comissões
Enquanto todos achavam que o deputado Heitor Junior (PDT) seria a pedra no sapato de Daniel Zen (PT) pela presidência da CCJ na Aleac, eis que surge o deputado Jenilson Lopes (PCdoB).
Dor de cabeça
Se ninguém segurar a onda de Jenílson, o deputado ainda dará muita dor de cabeça a Frente Popular. Ele é aquele tipo de parlamentar que deseja sempre ser o centro das atenções. Faz de tudo para aparecer na mídia.
Falando nisso…
Durante a visita aos municípios alagados no Alto Acre, Jenílson não podia ver uma câmera ligada que já se aproximava dos repórteres. Menos, deputado!
Substituto
Em termos de vaidade, não a dúvida que Jenílson será o substituto do ex-deputado Jamyl Asfury (PEN). Ele só deve tomar cuidado para não ter o mesmo fim que Jamyl, que foi derrotado nas urnas na última eleição.