Risinho do rapaz
A pancadaria promovida pelo PT ontem à noite na sessão da Câmara de Vereadores de Rio Branco demonstra a fragilidade da ideia da isenção de impostos às empresas de transporte coletivo. O risinho de ironia do líder do prefeito na Câmara, Gabriel Forneck, evidencia a estratégia de barranco.
Risinho do rapaz II
Durante a performance dos amiguinhos com megafone e barbicha-revolucionária-de- shopping-center-de-menino-criado-com-iogurte, o líder do prefeito era todo risinhos.
Enquanto isso…
Enquanto isso, os petistas promoviam um episódio surreal: brigavam com trabalhadores. Isso mesmo, leitor. O Partido dos Trabalhadores brigando com trabalhadores. Não é opinião. É fato. Está registrado por equipe de reportagem que cobria a sessão.
Erro
O presidente da Câmara, Artêmio Costa (PSDC), do ponto de vista formal, tem responsabilidade pela baderna petista. Pelo óbvio: como é que os moçoilos impedem um vereador de falar com o uso de megafone?
Erro II
Além de anti-democrático e de demonstrar a fragilidade de quem não tem segurança de ouvir o raciocínio de quem discorda do consenso, o gesto mostra que a sessão está sem controle: entra-se de todo jeito e de qualquer jeito. Se entraram com megafone, não é de se admirar que entrem também armados com faca, soco inglês.
Das duas…
Das duas uma. Ou o prefeito abusa da retórica e refuta a baderna fazendo o tipo de que nada sabia da “estratégia revolucionária”. Ou silencia e se omite e consolida a imagem do esforço em prol da uma generosidade calculada.
Cada uma
As declarações do deputado Sibá Machado (PT-AC) sobre a possibilidade da CIA, a agência norte-americana de inteligência, ter coordenado as manifestações realizadas no último domingo, contra a corrupção e o governo de Dilma Rousseff, continuam ecoando pelo país.
Ridículo
Sibá chega a ser patético com essa afirmação. Enquanto o deputado faz piada com o assunto, o país afunda em meio a tanta corrupção.
Deboches
A declaração do parlamentar logo se tornou motivo de piadas nas redes sociais entre anônimos, artistas e políticos. Pena que isso não constrange Sibá, ao contrário, deve estar se achando um exímio comediante.
Tumulto
A votação do Projeto de Lei Complementar, que versa sobre isenção de impostos sobre serviços condicionado do imposto de qualquer natureza às empresas de transporte coletivo, ocorrido na noite de ontem, foi mais do que tumultuado.
Protesto
A sessão foi marcada por protestos de estudantes e sindicalistas que não concordam com os benefícios oferecidos às empresas detentoras da concessão de uso do serviço de transporte coletivo. Até aí tudo bem!
Agressão
Acontece que esse manifesto resultou com a secretária Municipal da Prefeitura de Rio Branco, Temyles Silva por um dos manifestantes da CTB, José Jones. O caso de agressão foi parar na Delegacia da Mulher.
Protegido do vereador
A prisão do sindicalista ganhou grande repercussão pelas redes sociais. O ativista Cesário Campelo ao protestar contra a suposta agressão de Janes à Temyllis Silva, afirma que o sindicalista a quem chama de “covarde” conta com a proteção do vereador Marcelo Jucá (PSB).
Calado
Janes é vice-presidente da Central dos Trabalhadores do Brasil. Em plenário debatendo sobre o projeto de isenção, Jucá não se manifestou com relação à provocação.
Em Brasília
Desde a última segunda-feira o deputado Jairo Carvalho (PSD) cumpre agenda no Distrito Federal, visando debater a criação de uma ampla Frente Parlamentar no Brasil em Defesa dos Valores da Família.
Visitando a Unale
Carvalho visitou a sede da União Nacional dos Legisladores (Unale), aonde vem buscando fortalecer a representação dos líderes evangélicos que foram eleitos pelos segmentos religiosos nas últimas eleições.
Na defesa
Ele destaca que não se trata de um bloco que vai discriminar A, B ou C, pelo contrário defenderá a família como instituição que foi concebida por Deus e reconhecida pela Constituição Federal e o Código Civil.
Fortalecimento
O deputado ressalta o fortalecimento das obras sociais das igrejas. Ele diz que defende a independência da Igreja, porém reconhece que muitas vezes essa instituição faz o papel do estado em recuperar as pessoas do vício e outro tipo de doença.
No Acre
O líder do PSD na Aleac salienta que o próximo passo que ele dará será a implantação da Frente Parlamentar em Defesa da Família na Assembleia Legislativa do Acre. Essa frente terá expediente e contará com o apoio de pelo menos 80% dos deputados da atual legislatura.