A presença de um desconhecido reapresentando o presidente estadual do PSDB, na reunião que a oposição fez para avaliar o resultado da eleição, não foi de estranhar.

Ranking

Surpreendente e esclarecedor o resultado da votação do site Ranking Políticos, de Brasília. Wherles Rocha (PSDB) ganhou disparado como o melhor parlamentar acriano no Congresso. O deputado Alan Rick (PRB) ficou em segundo lugar. O senador Jorge Viana (PT) ficou em módico 4° lugar.

Esclarecedor

O fato de Rocha ter ficado em 1° lugar e Gladson Cameli (PP) em décimo poderia dar uma virada na disputa ao Governo do Estado em 2018, não fosse o fato de o PSDB estar fazendo a política “do espalha”. Nenhum outro partido de oposição quer compor com os tucanos. Essa é a posição, hoje, 16 de novembro. O futuro é uma incógnita.

Exemplo

A presença de um desconhecido reapresentando o presidente estadual do PSDB, na reunião que a oposição fez para avaliar o resultado da eleição, não foi de estranhar. O que chamou a atenção das lideranças políticas foi a grosseria imperativa, digamos, de tom militar do rapaz. Ele chegou apontando o dedo para o senador Gladson Cameli e perguntou se o prefeito de Cruzeiro do Sul, Wagner Sales (PMDB), não tinha vergonha na cara.

Exemplo II

Os líderes dos diferentes partidos se entreolharam sem saber o que estava acontecendo ou quem era o inquisidor, conhecido apenas como assessor do deputado Rocha. Mas, concluíram que ele segue os passos do chefe, na forma de agir.

Redução

A proposta do senador Jorge Viana (PT), de reduzir de 513 para 385, o número de deputados federais e de 81 para 54 senadores, dificilmente será aprovada. Para ser aprovada, a proposta precisa de 308 votos na Câmara e de 49 no Senado. Temendo a redução do poder de barganha, os partidos já estão orientando pela rejeição.

Dividiu

A proposta do senador Sergio Petecão de acabar com a Contribuição Sindical compulsória dividiu o movimento sindical. Enquanto as Centrais Sindicais acusam o senador de estar acabando com o movimento sindical, a CUT o apoia sob a justificativa que só quem não é de luta será afetado negativamente.

Dividiu II

A contribuição sindical é uma espécie de imposto que todo o trabalhador, sindicalizado ou não, tem que pagar uma vez por ano. Em 2015, só com esse imposto, os sindicatos de todo o país arrecadaram cerca de R$ 3 bi.

Sugestão, críticas e informações quentinhasdaredacao@gmail.com

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *