A ZFV não vai isentar todas as empresas do IPI. Não é isso! Apenas as indústrias que beneficiarem produtos florestais. Quem ficou “uma arara” com isso? Os amazonenses, claro.

Fora do ninho

E a presidente Dilma Rousseff, hein? Anda tão às turras com o PT que nem ao aniversário de 36 anos do partido compareceu. A maioria dos petistas parece que nem deu pela falta dela na festa realizada no Rio de Janeiro. Enquanto Dilma pretende se afastar do partido, o partido quer mesmo é distância da presidente por causa das diretrizes econômicas determinadas por ela. Apostas?

Prioridade

Para quem está do lado de fora dos ninhos e das constelações, a impressão é uma só: para o PT, o que importa, de fato, é preservar Lula.

Oposição

E, em Acrelândia, o PP do Gladson Cameli anda detonando o PSDB do Major Rocha. Os dois vereadores do PP no município panfletaram pela cidade a nomeação do pré- candidato tucano à Prefeitura de Acrelândia, no gabinete do deputado Rocha (PSDB). Eh, leitor! No interior, ainda se faz política na base do panfleto.

Primário

Dizem por aí que a ordem para fortalecer a candidatura de Iderley Cordeiro (PMDB) à Prefeitura de Cruzeiro do Sul partiu de dentro da Casa Rosada. A FPA, segundo a fonte, quer evitar a todo o custo a vitória tucana no segundo município do estado. Para tanto, mandou a nanicagem que orbita em torno do poder apoiar a candidatura do pupilo de Wagner Sales (PMDB). PDT e PSDC cumpriram a determinação e aderiram à coligação que conta com 15 partidos. A ordem é: Todos contra Henrique Afonso.

Pedofilia

E no interior do Pará, o irmão do deputado federal Sibá Machado (PT/AC) foi preso em flagrante por prática de pedofilia contra um garoto. O pedófilo é padre. A ironia do fato é que a notícia (que não foi veiculada em nenhum meio de comunicação do Acre) sai exatamente quando o filme ganhador do Oscar trata do tema: pedofilia entre os padres.

Pelas redes

Pelas redes sociais, o deputado Sibá Machado tratou do assunto com tranquilidade. Disse que a situação deve ser tratada com o rigor que a situação exige, dentro do que prevê a lei. Ponto. Está dito. Se o raciocínio do nobre parlamentar fosse tão cristalino e republicano para outros assuntos envolvendo os colegas de partido…

No DEM

O empresário Fernando Lage, que anos atrás já foi o queridinho da FPA, se filia amanhã ao DEM, do também ex-querido da FPA Tião Bocalom. O bloco dos “Descontentes com a FPA” cada vez aumenta mais! A verificação dos motivos pelos quais os políticos entram amando e saem odiando a FPA dá um bom trabalho acadêmico. Não dá, não?

Amor

Nessa tarde chuvosa, ouvindo o Zezé di Camargo se esgoelar cantando “É o amoooooorrrrr”, só se consegue pensar no sentimento que une o senador Sérgio Petecão (PSD) à esposa Marfisa Galvão. Para ele, todo o esforço para colocar a esposa como vice-prefeita da capital é pouco. E nessa medida, vale tudo!

Amor II

Enquanto vislumbrou a possibilidade do PMDB aceitar Marfisa de vice de Eliane Sinhasique jurou amor eterno ao “glorioso”. Quando o jogo começou a embaralhar, não titubeou em buscar uma frente de oposição, em alternativa à candidatura peemedebista. Petecão está em conversa com Marcio Bittar e com o deputado Rocha (PSDB); com Tião Bocalom (DEM) e com Gladson Cameli (PP). Até agora, só Bocalom aceitou lançar uma chapa com Marfisa, mas, ainda tem muita água para passar debaixo dessa ponte.

Eliane

Quando a referência são as movimentações para composição de chapas, Eliane Sinhasique está em uma situação até bem cômoda: sabe que, entre as lideranças de oposição, é uma das que possui maior densidade eleitoral atualmente. Lamenta a postura dos pares, mas não abre mão da candidatura própria.

Nada a perder

Sinhasique não tem nada a perder ao pleitear a Prefeitura de Rio Branco. Ela, diferente de Marcio Bittar (PSDB), tem o alvo focado em 2016. Enquanto a mira do tucano está em 2018.

Petecão

O leitor já percebeu que o senador Sérgio Petecão (PSD/AC), aos poucos, tem perdido aquele jeito bonachão, boa praça, de bem com a vida sempre. Deu uma recauchutada no visual (o que lhe rendeu até notinhas em jornais de circulação nacional), mas é visível a mudança de espírito. A expectativa é para que preserve ao menos o bom humor característico.

Inconsolável

O deputado Jonas Lima (PT) busca consolo e conselhos nos pares. Inclusive nos de oposição. Todos entendem ser insustentável a permanência dele no PT. Chove conselho. Nenhum para que fique.

Zona Franca Verde

Estão abertas novas possibilidades de negócios com a autorização, concedida pela Suframa, para implantação da Zona Franca Verde em Brasileia, Epitaciolândia e Cruzeiro do Sul. A ZFV vai isentar o pagamento de IPI para as empresas que trabalharem com industrialização de produtos extraídos da floresta.

Araras

A ZFV não vai isentar todas as empresas do IPI. Não é isso! Apenas as indústrias que beneficiarem produtos florestais. Quem ficou “uma arara” com isso? Os amazonenses, claro. Ninguém assume isso claramente (até porque o próprio Amazonas é beneficiado). Mas, tudo o que seja diferente da Zona Franca de Manaus soa estranho aos políticos de lá.

Foto de ilustração: Agência de Notícias do Acre

Sugestões, críticas e informações quentinhasdaredacao@gmail.com

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *