Acordo com os governadores é a moeda que o presidente interino Michel Temer tem para tentar construir uma agenda política sólida nas regiões.Temer está acuado em agendas de gabinete: crise econômica e os escândalos que lhe corroem o ministério.

Temer

Acordo com os governadores é a moeda que o presidente interino Michel Temer tem para tentar construir uma agenda política sólida nas regiões. Até agora, Temer está recolhido em agendas de gabinete por dois motivos gerais: a crise econômica e os escândalos políticos que lhe tiram o sono e corroem o próprio ministério.

Acordo

Depois de três horas de reunião com o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, ficou estabelecida a seguinte definição: estados e o Distrito Federal terão carência de seis meses nas parcelas até dezembro.

Acordo II

A partir de janeiro, as prestações terão descontos, que serão progressivamente reduzidos até julho de 2018. Com o acordo, os estados terão 100% de desconto nas parcelas de julho até dezembro. A partir de janeiro, o desconto cai para dez pontos percentuais a cada dois meses, até ser zerado em julho de 2018, quando os estados voltarão a pagar o valor integral das prestações.

Que isso…

Durante a inauguração de uma ala, na maternidade Bárbara Heliidora, nesta segunda-feira, o governador Tião Viana (PT) soltou essa pérola: “Factoides, alimentados pela imprensa para beneficiar a oposição”, disse, referindo-se aos problemas que resultaram na morte de bebês naquela unidade.

… companheiro?

Tião também tentou minimizar o drama que as parturientes viveram neste final de semana, quando a maternidade foi invadida por assaltantes. O governador usou como parâmetro as invasões a hospitais no Rio de Janeiro e São Paulo para libertar traficantes. Obviamente, nessa perspectiva, episódio local parece menor, não fosse o fato que evidencia a crise na Segurança Pública que não poupa nem mulheres em trabalho de parto.

Embarcou

O secretário de Saúde, Gemil Júnior, embarcou nas análises do chefe e seguiu na mesma linha “desviante”. Para comprovar o pensamento oficial, Gemil relembrou o tal prêmio que a maternidade ganhou (a manteiga da Cila também recebeu prêmio, e internacional, mas a empresa faliu rs). Num esforço hercúleo, o secretário disse que trocou 180 lâmpadas naquela unidade. Ninguém sabe se o objetivo dessa declaração era provocar choro ou riso.

Educação x Violência

Há imagens que calam qualquer argumento. Enquanto a retórica oficial aponta que a imprensa “abastece a oposição” com informações exageradas sobre Segurança Pública, a imagem de dois garotos algemados e apreendidos por assalto, vestidos com o uniforme de uma escola pública diz tudo.

Falência

Dois jovens estudantes, algemados, ainda com o uniforme da escola, que deixam de estudar para assaltar: o relato mostra uma série de falhas na aplicação das políticas públicas. Claro que isso não é uma exclusividade acriana. Mas, negar os fatos é uma medida boa para que a situação piore ainda mais. Isso não é opinião. É fato.

Passeio Caro

A Prefeitura de Rio Branco recebeu quase R$ 300 mil do Ministério da Cultura para realizar o evento da passagem da Tocha Olímpica pela Capital. Muito dinheiro para o foguinho abrir alas para o marketing da Coca-cola, Bradesco e Nissan, enquanto a periferia sofre com a sujeira e os buracos.

Chuva no molhado

Projeto do PMRB, que estabelece critérios de impedimento para quem responda algum tipo de processo, assumir qualquer cargo na Mesa Diretora da Câmara dos Deputados é o mesmo que enxugar gelo, uma vez que esse tipo de pessoa não deveria nem poder ser candidato a nada. E, aliás, exigência não estaria devidamente contemplada na Lei da Ficha Limpa? Muita Lei para pouco resultado!

Surdina

O deputado Eber Machado tenta esconder o máximo possível o retorno dele e do PSDC para a FPA. Bobagem! O fato não é segredo para ninguém desde que o parlamentar mudou o tom dos discursos na Assembleia Legislativa. Mesmo assim, o deputado teme a divulgação da reunião com troca de juras eternas com o prefeito Marcos Alexandre e o apoio integral à reeleição.

Sugestões, críticas e informações quentinhasdaredacao@gmail.com

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *