Alguns dos novos deputados já chegaram à Aleac achando que são donos do mundo. Já tem deputado achando que pode mandar até na imprensa. Nada de escrever qualquer coisa, apenas conteúdos que os agrade. Só que não!

Empossados

Os novos deputados foram empossados na manhã de ontem. A solenidade foi bastante prestigiada pelos familiares.

Novo presidente

Na ocasião, foi escolhido também o novo presidente da Aleac para os próximos dois anos.

Unânime

Com candidatura única, o deputado Ney Amorim foi eleito com os votos da base governista e da oposição.

Expectativa

Não resta dúvida que a Casa do Povo entrará nos eixos com o novo presidente. A dúvida reina é no rendimento dos novos deputados.

Primeira viagem

Dos 24 deputados que foram empossados, 17 assumem o mandato pela primeira vez. A pergunta que não quer calar: o que esperar de uma turma que não tem experiência nenhuma de parlamento?

Só que não!

Alguns deles já chegaram à Aleac achando que são donos do mundo. Já tem deputado achando que pode mandar até na imprensa. Nada de escrever qualquer coisa, apenas conteúdos que os agrade. Só que não!

Mensagem governamental

A leitura da mensagem governamental ocorre na terça-feira. O governador Tião Viana estará ausente do Estado na próxima terça-feira e quem fará a leitura da mensagem governamental na sessão solene será a vice-governadora Nazaré Araújo.

Noção do que é…

A sessão de terça-feira, quando os líderes de partido usarão da palavra no plenário, vai ser uma espécie de termômetro. Já vai dar para se ter certa noção de quem está ou não está preparado para exercer o cargo.

Bons embates

De antemão já podemos prevê bons embates entre o novo líder do governo, Daniel Zen e a deputada da oposição Eliane Sinhasique.

Líder da oposição

Falando na deputada, Sinhasique já vai se sedimentando como a líder da oposição na Aleac. Foi escolhida pelos deputados para falar em nome da oposição no dia da posse.

Chagas Romão

Pelo andar da carruagem, a liderança da bancada do PMDB na Aleac deverá ser ocupada pelo deputado Chagas Romão, que nesta legislatura passa a ser o decano da casa. Romão faz oposição, mas sem rancor.

Josa da Farmácia

O deputado Josa da Farmácia (PTN) mal assumiu e já comunicou ao seu partido que será candidato a prefeito de Cruzeiro do Sul no próximo ano, informando ainda que ele tem a simpatia de Tião Viana.

Confusão

A ida do PV para a oposição, em 2014, criou uma verdadeira confusão. Uma parte do partido voltou para a FPA e outra deseja continuar na oposição. No meio dessa tempestade, temos o deputado Nelson Sales, o único detentor de mandato do PV acriano, que não esconde o seu desejo de seguir na oposição.

Jamyl Asfury

O ex-deputado Jamyl Asfury deixa o parlamento e assume a Secretaria de Habitação. Tem tudo para fazer um bom trabalho à frente da Sehab.

O cara

O governador está apostando alto no novo secretário. Há quem acredite que em um ano ele esteja entre os secretários com maior destaque na gestão de Tião Viana. Ver para crer.

Saindo do PSDC

No início de março, o ex-deputado Edvaldo Sousa (PSDC) fará a sua desfiliação do PSDC e de todo o seu grupo. Não quer nem ouvir falar nos nomes dos dirigentes do partido.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *